Foto Mosaico: (Reprodução) /Praça do Córrego do Almoço /Luis Estevam
★ ★ ★ CÓRREGO DO ALMOÇO: de terreno baldio a monumento histórico...
TEMPO DE TRANSFORMAÇÃO
(Por Luís Estevam)
O município de Catalão, cidade pacata e interiorana de antigamente não existe mais. A população dobrou, assim como também as demandas sociais e de infraestrutura.
Logo será inaugurada a Praça do Córrego do Almoço. Uma certidão de nascimento da cidade e a raiz mais profunda de nossa fundação.
Curso que irá mudar a sua vida
O projeto tem vários significados. Primeiro comprova que a modernidade não conseguiu apagar a tradição e os valores históricos do município. A cidade atravessa um período de transformação radical, mas o respeito à memória coletiva norteia as ações da administração municipal.
Aquele local é sagrado. É a maior referência cultural que temos de nossa origem.
Curso que irá mudar a sua vida
Os bandeirantes nunca iriam imaginar que, ao passar por aqui, estariam delimitando as fronteiras meridionais do futuro estado de Goiás.
Aqui começou Goiás. O único estado brasileiro que carrega, em seu nome, a lembrança de seus primeiros moradores: os indígenas goyases.
Os demais estados ganharam nomes de santos, rios ou de acidentes geográficos. Mas, a Capitania dos Goyases virou Província de Goyaz e posteriormente Estado de Goiás, eternizando, no nome do território, os seus habitantes originais.
O Córrego do Almoço tem um sentido muito especial. Foi o portal de entrada e saída da cidade. Por ali recebíamos quem era bem vindo e por ali eram expulsos os moradores indesejáveis. O manancial serviu de referência para todas as gerações antigas de Catalão.
O lugar esteve esquecido por quase 60 anos, desde um projeto de revitalização realizado pelo prefeito Paulo Hummel.
Agora, finalmente, o terreno baldio foi transformado em bela praça histórica e cultural. Uma realização oportuna e admirável.
Sem dúvida, o tempo de toda essa transformação irá ficar registrado na história de Catalão.
(Luís Estevam)
Postar um comentário