https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ ENQUANTO ISSO EM PIRES DO RIO GO - No centenário de Pires do Rio, é fundada a ARCUH.

Foto - Mosaico: (Reprodução) /Mamede Leão /Blog do Mamede /Pires do Rio, é fundada a ARCUH - Academia de Artes, Cultura e História.  



★  ★  ★  Foi fundada no dia 15 de dezembro de 2021, a Academia de Artes, Cultura e História de Pires do Rio (ARCUH), criada com o intuito de valorizar e fomentar ...



O município de Pires do Rio, completará em 2022, 100 anos de fundação, e para o seu primeiro centenário, uma extensa programação cultural, festiva, social e histórica vem sendo preparada pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, grupos de serviços, empresários, comerciantes e comunidade em geral. 

Surgido a partir da expansão territorial colonial, tendo como base os estados de São Paulo e Minas Gerais, sua origem em Goiás, teve como ponto de partida a cidade de Catalão em direção ao norte do estado, o município tem destaque no comércio diversificado, no agronegócio evidenciado pela plantação de soja e em especial na criação, produção, abate e industrialização de carne de aves e seus derivados comercializado inclusive internacionalmente. 

A cidade também conta com duas unidades de educação com curso superior, sendo uma pública – Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Faculdade do Sudeste Goiano (FASUG) que é de cunho privado. Destaca-se ainda na sua produção cultural, vários poetas, escritores e intelectuais de renome e reconhecimento como os saudosos: 

  • escritor Jacy Siqueira, 
  • Ercy Rocha Saud 
  • e a professora Iranilda Rezende Paes 

e da atualidade, 

  • Walter Porto Almeida, 
  • Edir Meirelles, 
  • Adovaldo Fernandes Sampaio 
  • e o presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), Ubirajara Galli, 

entre tantos outros que elevam a memória, o sentimento de cidadania e o amor a terra pátria.             

Nessa direção, foi fundada no dia 15 de dezembro de 2021, a Academia de Artes, Cultura e História de Pires do Rio (ARCUH), criada com o intuito de valorizar e fomentar os elementos que remetem a cidade a um polo de conhecimento, nesse sentido, escritores, intelectuais, professores, mecenas das artes, artistas plásticos e historiadores se juntaram no propósito de colaborar com o município na criação de seu Arquivo Histórico e Cultural, dentre outras inúmeras atividades.

Foto: (Reprodução) /Mamede Leão /Blog do Mamede /Pires do Rio, é fundada a ARCUH - Academia de Artes, Cultura e História.  


Lembrando que a cidade já tem como referência o Museu Ferroviário, singular no gênero no Estado de Goiás, sendo ele um dos expoentes culturais, guardião de acervo material e imaterial, que conserva parte da história do município, da cidade, da região e do Estado de Goiás. 

Entre as metas futuras da Academia encontra-se o plano de publicação de uma obra que retrate a promissora história da cidade nesses 100 anos de existência, escrito e produzido pelos próprios confrades e confreiras. Tendo também em vista a realização de concurso de fotografias que divulgue as belezas de seu povo com suas construções e realizações e de um terceiro trabalho que motive poetas e poetisas na disseminação de suas obras. 

De conformidade com o Estatuto da ARCUH, é papel fundamental de seus membros posicionarem na qualidade de “guardiões” da cultura defendendo e promovendo o meio artístico e cultural piresino. É também atribuição de seus componentes conservar a postura altiva no que diz respeito a manutenção e preservação do patrimônio histórico e cultural.

A posse oficial da primeira diretoria da ARCHUR deverá acontecer no próximo dia 25 de Maio, às 19:00 horas no saguão da Prefeitura Municipal e será abrilhantada com uma Exposição de Artes Plásticas Individual em Óleo Sobre Tela da Artista Plástica, Fernanda Luzia Rodrigues da Costa Pires.

A ARCUHR terá como primeiro Presidente o 
  • Historiador e Escritor Enival Mamede Leão, 
  • na Vice-presidência a Artista Plástica Célia Carvalho, 
  • como Tesoureira, a Jornalista Telma Rincon, 
  • como Secretário, o Historiador Paulo Sampaio, 
  • como Orador o Professor e Economista Maurício Estevão, 
  • no Conselho Fiscal, a Historiadora Escritora Fátima Paraguassú 
  • e na Comissão de Ética a jornalista Divina Neusa. 

Foto: (Reprodução) /Mamede Leão /Blog do Mamede /Pires do Rio, é fundada a ARCUH - Academia de Artes, Cultura e História /Membros da ARCUH


Vale lembrar que a recém criada Academia ainda conta com a participação do 
  • Historiador Ubiratan Paulo Galli Vieira, 
  • da intelectual e professora de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Maria Margarida Moreira Jorge de Carvalho 
  • e de Maria Aparecida Marasco Tomazini, prefeita da cidade de Pires do Rio, 

grande incentivadora cultural, cujo esforço, tornou possível a criação da ARCUH que com zelo se empenhará na constituição do Arquivo Histórico. 

Sendo que em breve serão convidados e eleitos mais dez (10) componentes para ocuparem as cadeiras restantes, a ARCUH contará com um total de 20 acadêmicos.



Fonte:  Blog do Mamede  

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 




Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget