https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - Os casos prováveis de dengue aumentaram 113,7% até abril de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foto: (Reprodução) /GA Comunicação  



★  ★  ★  Surto de dengue: especialista da Una Itumbiara alerta sobre cuidados...



Os casos prováveis de dengue aumentaram 113,7% até abril de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. A afirmação é do Ministério da Saúde, em boletim divulgado no início do mês de maio. Em Goiás, os números também se destacam, e o professor da Una Itumbiara, que faz parte da Una em Goiás e integra o ecossistema Ânima Educação, Vítor Simão da Silva, alerta para os cuidados necessários e também comenta a alta nos casos.


Vitor Simão explica que ao analisar o porquê do surto de dengue em todo o país, é necessário ouvir os órgãos competentes.  


“Recentemente, a coordenadora do InfoDengue da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cláudia Codeço, comentou que este aumento pode ter sido fomentado pelo efeito pós pandemia, visto que ações como as visitas dos agentes de endemias precisaram ser interrompidas por causa do distanciamento social. Além disso, também devemos somar as fortes chuvas no final de 2021 e início de 2022”,

pontuou. 



Publicidade
Para acessar , clique na imagem abaixo




Ainda segundo o Ministério da Saúde, a cada 100 mil moradores de Goiás, 1,3 mil têm ou tiveram dengue este ano, e para Vitor, existem medidas simples e urgentes para serem tomadas em prol da diminuição dos casos. 


“Podemos citar a capacitação de profissionais, de forma a traçar um mapeamento do número de diagnósticos nas regiões de maior notificação, reorganizar as publicidades com enfoque nas ações de precauções, e também cada um fazer sua parte quanto aos materiais que acumulam água parada. É importante destacar que através da educação conseguimos disseminar informações que podem surtir efeitos na redução da doença”,

reforça o professor. 


Para aquelas pessoas que desconfiam que estão com dengue, Vitor alerta que é preciso ter atenção com relação a sinais e sintomas, e buscar apoio especializado para avaliação do quadro e também identificação do genótipo e sorotipo do vírus, em vista que recentemente em Goiás foi detectado uma nova linhagem. O professor também dá algumas orientações de boas práticas que podem ser adotadas para alívio dos sintomas, confira: 


  • - Em caso de febre: 

“O indicado, caso a pessoa não possua nenhuma contraindicação, é o uso de antitérmicos, sobre a orientação de profissional capacitado, além disso, há também as clássicas dicas de compressas de água fria e repouso que podem auxiliar neste sintoma”, 

explica. 


  • - Se manter hidratado: 

“Focar 100% em hidratação, isso é necessário pois quando ficamos desidratados, em alguns casos, é necessário seguir para uma internação. Então é interessante ingerir água de coco e sucos naturais, por exemplo”,

pontua Vitor. 


  • - Repouso: 

“Por fim, o indicado é evitar algumas atividades mesmo que sejam naturais para a pessoa. Em casos em que o organismo está ‘debilitado’ qualquer esforço mais intenso pode significar, no caso da dengue, um agravamento dos sintomas e do quadro”,

finaliza o professor.


Publicidade
Para acessar , clique na imagem abaixo


Sobre a Una


Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.


Una, sua parceira de vida.


Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br




Publicidade
Para acessar, clique na imagem abaixo



Sobre a Ânima Educação


Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por 321 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor de serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.


Fonte: GA COMUNICAÇÃO

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget