https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS - Recomenda à Câmara Municipal de Catalão adequar a proporção de servidores EFETIVOS e comissionados.

Foto: (Reprodução) /Ministério Público do Estado de Goiás  


★  ★  ★   Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Jair Humberto da Silva, que, no prazo de 60 dias, faça a adequação do quantitativo de cargos comissionados e efetivos do Poder Legislativo municipal...



 

“O objetivo é resguardar a devida proporcionalidade, ou seja, para que no quadro de pessoal os cargos efetivos sejam a maioria do seu quantitativo total, estabelecendo porcentual mínimo para ocupação dos cargos comissionados por servidores de carreira”,

observou a promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale, autora da recomendação.


Assim, conforme a orientação, o Legislativo municipal deverá adequar o seu quadro funcional na forma determinada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, estipulada no Acórdão nº 4867/10, comprovando documentalmente a providência no MPGO.


A promotora de Justiça requisitou ao presidente da Casa informação sobre o número de servidores públicos efetivos e comissionados, separando-os por tipo de provimento.


Ela ainda o advertiu que o não acolhimento da recomendação importará na adoção das medidas legais cabíveis, principalmente no que se refere à propositura de ação judicial visando à apuração de possível responsabilidade pela prática de ato de improbidade administrativa e danos ao erário, entre outros.


Promotoria verificou desproporcionalidade no quantitativo


A promotora de Justiça relata que, com o propósito de dar concretude ao determinado na legislação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 52/2017, que extinguiu cargos comissionados e criou cargos efetivos e, inclusive, apresentou a justificativa que o projeto tinha a intenção de promover a legalidade e a moralidade no quadro administrativo da Câmara, extinguindo cargos comissionados e criando cargos efetivos, modificando resoluções para que a Casa pudesse adequar seu quadro funcional. A atual mesa diretora extinguiu 107 cargos comissionados e criou 35 efetivos.


Ainda assim, foi apurado que a Câmara possui 40 servidores efetivos, sendo que 2 estão licenciados e outros 2 cedidos a órgãos, enquanto os comissionados chegam ao número de 80.


Ariete Cristina Vale pondera que o Legislativo municipal está em descompasso com o que diz a Constituição Federal, na medida em que desconsidera que o concurso público é a regra para o ingresso no serviço público, sendo o cargo em comissão a exceção, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. (Texto: Cristiani Honório /Assessoria de Comunicação Social do MPGO)


O Folha de Catalão tentou contado e ouvir a posição do presidente da Câmara de Vereadores de Catalão, Sr. Jair Humberto, mas, até o fechamento da matéria, não tínhamos conseguido a posição do legislador catalano. Estaremos aberto aos vereadores.

Tags: 
#recomendação #CâmaradeCatalão #ComissionadoseEfetivos 

 Fonte: PMGO

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 



Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget