https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ IPVA E IPTU - Em termos tributários, o Brasil é um país que costuma arrecadar bastante.

Foto: (Reprodução) /sparkle.hotmart.com  


★ ★ ★ IPVA e IPTU: entenda o que são esses impostos... 



Em termos tributários, o Brasil é um país que costuma arrecadar bastante. Nesse sentido, são cobrados os tributos tanto de maneira indireta — aqueles embutidos nos valores de produtos e serviços — quanto de modo direto, como é o caso do IPVA e IPTU, por exemplo.

Nesse contexto, uma condição obriga o contribuinte a realizar o pagamento do tributo, que é destinado aos cofres públicos para, posteriormente, ser utilizado para a realização de melhorias dos serviços estatais.

Pensando nisso, criei este artigo para falar um pouco mais sobre o IPVA e o IPTU. Confira!
O que é o IPVA?

A sigla IPVA significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Dessa forma, os valores são cobrados das pessoas que possuem veículo automotor no Brasil, e isso inclui carros, motos, caminhões, entre outros.

Quem recolhe?

É importante citar que o IPVA é recolhido por cada estado, que fica responsável por fazer o repasse do valor para o município em que o veículo foi emplacado.

E, diferentemente do que muita gente pensa, o gestor não é obrigado a investir o valor arrecadado em novas estradas ou na recuperação de asfalto.

Esse imposto tem como objetivo gerar receitas que serão aplicadas em diversos setores do serviço público, como saúde, educação e segurança.

O que é IPTU?

O IPTU, por sua vez, diz respeito ao Imposto Predial e Territorial Urbano, que é cobrado das pessoas que possuem algum imóvel em área urbana. Ou seja, caso a pessoa more em propriedade rural, pagará outro tipo de imposto..

Quem recolhe?

Nesse contexto, os municípios ficam responsáveis pela arrecadação e cada cidade possui autonomia para determinar o seu valor, levando em consideração o tamanho do imóvel. O município também definirá as regras para os casos de isenções.

Caso esteja expresso no contrato, o locatário do imóvel também poderá ser responsável pelo pagamento do tributo.
IPTU e IPVA: parcelar ou pagar à vista?

Para responder a essa pergunta, é preciso definir qual o seu momento financeiro atual. Ou seja, você possui muitas dívidas? Está com a vida financeira desequilibrada? Possui reservas?

Parcelamento, sem recorrer a alternativas onerosas
Caso a resposta às duas primeiras perguntas seja sim, ficará difícil realizar o pagamento à vista, mas o importante é que você não recorra a empréstimos ou a cheques especiais devido aos altos juros.

Descontos

Caso você possua reservas e uma realidade financeira mais confortável, é recomendado que realize o pagamento à vista, pois poderá usufruir de alguns descontos — em média 3% no IPVA e 4% no IPTU. Isso dependerá das regras de cada estado, podendo chegar, algumas vezes, a 10%.

A arrecadação de tributos no Brasil representa uma parte significativa da sua receita anual. É por meio dela que o Estado consegue executar políticas públicas para a implantação ou melhoria de algum serviço.

Assim, o pagamento do IPVA e do IPTU é feito de maneira direta, e a sua obrigatoriedade recai sobre as pessoas que possuem algum imóvel ou veículo. E, caso você esteja com a sua vida financeira em dia, poderá aproveitar alguns descontos caso realize seu pagamento à vista.

E você, como costuma realizar o pagamento desses impostos? Deixe nos comentários as suas dicas!


Fonte: sparkle.hotmart.com 



 

Esta matéria é em oferecimento de:

  


Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget