https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA A COVID-19 - Vacinação de crianças contra a Covid-19 em Catalão começará no dia 17 de janeiro

Foto - Mosaico: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


★ ★ ★ A vacinação desse público será feita em ordem decrescente, começando pelas crianças de 11 anos de idade...


Com a inclusão de crianças entre 5 a 11 anos de idade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), Catalão iniciará a aplicação dos imunizantes para este público nesta segunda-feira (17). A chegada das doses no município está prevista para este sábado (15). Conforme levantamento, cerca de dez mil crianças do município estão aptas para receber a primeira dose pediátrica do imunizante.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




O prefeito Adib Elias enfatiza sobre a segurança do imunizante. 


“O processo para aprovação de vacinas é bastante criterioso e segue uma série de etapas elaboradas pela Anvisa. Até chegar ao braço das pessoas, um imunizante passa por algumas etapas, estudos que têm como objetivo investigar sua ação e a segurança. Portanto, a vacina é segura e os pais devem levar seus filhos para protege-los desse vírus.”


Em relação à vacinação infantil, a recomendação é para que todas as crianças sejam imunizadas. 

“A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para a vacinação das crianças. Hoje capacitamos todos os profissionais da saúde que vão estar à frente da ação. Estamos providenciando os locais para a aplicação e amanhã divulgaremos nas redes sociais da Prefeitura, bem como o cronograma. A intenção é vacinar o maior número de crianças possível”,
explica Velomar Rios, secretário de Saúde do município.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.






A vacina que será aplicada é a Comirnaty, fabricada pela Pfizer e aprovada para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). O antídoto tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. As duas doses terão 0,2 mL cada (equivalente a 10 microgramas). O Ministério da Saúde recomendou um intervalo mínimo de 8 semanas entre as doses.


Vale reforçar que em Catalão, a vacinação desse público será feita em ordem decrescente de idade, começando pelas crianças de 11 anos. O imunizante tem uma tampa laranja que evidencia a diferenciação entre as vacinas de crianças e adultos.


Documentos da criança

Os documentos que serão exigidos para aplicação do imunizante são: documento pessoal (RG ou certidão de nascimento), carteira de vacinação, cartão do SUS e CPF (caso a criança tenha). Outros dados mais detalhados como datas, horários e postos de vacinação, serão divulgados nesta sexta-feira (14), por meio das redes sociais da Prefeitura (site, facebook e instagram). Portanto, fiquem atentos.




Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.






Sobre efeitos colaterais da vacina


Assim como aqueles acima de 12 anos, as crianças que recebem a vacina da Pfizer estão sujeitas aos mesmos efeitos colaterais. São eles: 
  • Dor no lugar da aplicação;
  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Febre; 
  • Náusea.


É comum que os efeitos colaterais apareçam até três dias após a vacinação. Caso persistam, um médico deve ser contatado. De acordo com a organização sem fins lucrativos Mayo Clinic, mais crianças relataram esses sintomas, exceto dor no local da injeção, após a segunda dose da vacina.


O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria


Diante de comentários de autoridades sobre possíveis riscos decorrentes da imunização de crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19, a Sociedade Brasileira de Pediatria
(SBP) vem a público reiterar aos pais e responsáveis os seguintes pontos:

  • 1) A população não deve temer a vacina, mas, sim, a doença que ela busca prevenir, bem como suas complicações, como a covid longa e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, manifestações que consolidam a necessidade da imunização do público infantil.
  • 2) O acesso das crianças à vacina contra a covid-19 é um direito que deve ser assegurado, o qual conta com o apoio da maioria dos brasileiros, conforme expresso em consulta pública realizada sobre o tema pelo Ministério da Saúde.
  • 3) A vacinação desse público é estratégia importante para reduzir o número de mortes por conta da covid-19 nessa faixa etária, no Brasil, cujos indicadores são mais expressivos do que em outras nações.
  • 4) Até o momento, os estudos realizados apontam a eficácia e a segurança da vacina aplicada na população pediátrica, a qual é fundamental no esforço para reduzir as formas graves da covid-19.
  • 5) A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável, que, infelizmente, pode custar vidas.



E lembrem-se: Devemos temer a doença e não o imunizante. A vacina é segura e salva vidas.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Catalão /Vacinação de crianças contra a Covid-19.



ASCOM- Prefeitura de Catalão 




Fonte: PREFEITURA DE CATALÃO

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

Jean Machado
Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget