https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ PET_SAÚDE - Ministério lança 10ª edição do programa que oferta bolsas de gestão e assistência à saúde

Foto: (Reprodução) /Foto: Walterson Rosa/MS  


★  ★  Iniciativa é voltada para estudantes e profissionais de saúde; edital selecionará mais de 120 projetos em todo o país...



Para promover a integração entre ensino, serviço e comunidade, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (11), a 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Com o tema 


“Gestão em Saúde e a Assistência à Saúde e suas interfaces”,
 

o edital da iniciativa vai ofertar bolsas para docentes de universidades, profissionais de saúde e estudantes de graduação na área.


O objetivo da ação, realizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), é estimular práticas de ensino-aprendizagem de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento estimado para esta edição chegará a R$ 49,7 milhões, com vigência de 12 meses.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.






Presente na cerimônia de lançamento do programa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a necessidade de qualificar pessoas que atuam principalmente na Atenção Primária. 


"Em função da transição demográfica que vive o Brasil, precisamos ter profissionais especializados em envelhecimento: geriatras, enfermeiros e fisioterapeutas que se dedicam aos cuidados dessas pessoas”, 

afirmou.


Queiroga ressaltou a importância de se formar profissionais com foco no humanismo que, segundo ele, é o que caracteriza as profissões de saúde. 


“Aqui há um cuidado com a dignidade da pessoa humana. Um programa como esse vai iluminar a formação dos nossos profissionais.”

 


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade. 




A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, reforçou, ainda, que o programa é uma forma de oferecer mais qualidade para os usuários do sistema e que o projeto será aplicado ainda para reabilitar pessoas que tiveram sequelas da Covid-19, além de outras comorbidades. 


“O PET-Saúde amplia, nesta edição, mais mil bolsas para incentivar preceptores, alunos da graduação em saúde e profissionais da ponta. Essa é a nossa missão, por meio da educação e saúde, para ajudar a mudar e construir o Brasil que todos nós queremos”, 

completou.


A expectativa é que mais de 120 projetos sejam selecionados com a possibilidade de participação de até 7,5 mil bolsistas – maior previsão de contemplados desde o início do programa, em 2008. Cada grupo de aprendizagem tutorial deverá ser composto por 12 participantes, que receberão bolsas mensalmente, enquanto desenvolverem as atividades no período proposto. O programa também prevê a participação de voluntários.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Com nove edições lançadas, o PET-Saúde já contemplou aproximadamente 900 projetos em todo o país. Podem apresentar projetos para o programa Secretarias municipais, estaduais e distrital, em conjunto com instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos que ofereçam cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).


Cronograma


Com a publicação do edital no Diário Oficial da União, os interessados têm de 24 de janeiro a 22 de fevereiro de 2022 para inscrever os projetos. A seleção ocorrerá de 2 a 21 de março, e o resultado final está previsto para 1º de abril. O início das atividades está previsto para 2 de maio de 2022. O edital desta 10ª edição estará disponível para acesso na página www.gov.br/saude/pt-br.




Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





Serão contempladas iniciativas que promovam estratégias de formação em saúde e que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação em equipe, com ênfase em ações de ensino-aprendizagem direcionadas para os atuais contextos, inclusive para a pandemia de Covid-19.


Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária





Fonte: MinSAÚDE 

 

Esta matéria é em oferecimento de Curso Online:



 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget