https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CRUZ DO ANHANGUERA - Cruz do Anhanguera pertence a Catalão, afirma doutor em economia

Foto: (Reprodução) /Cruz do Anhanguera na Cidade de Goiás  


★ ★ ★ Segundo economista, Cidade de Goiás deve indenização a Catalão... 



A quem pertence a Cruz do Anhanguera? Para o doutor em economia Luís Estavam, o monumento é da cidade de Catalão. Segundo essa tese, o monumento marca a passagem do  bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o filho do Anhanguera, pela região sul do estado, e deveria estar em Catalão.


“Foi em 1722 na região da antiga Fazenda dos Casados que foi colocada a Cruz do Anhanguera, marcando sua passagem pela região onde hoje é o município de Catalão”,

conta o doutor em economia e integrante da Academia Catalana de Letras. 



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.






A retirada deste símbolo das bandeiras de seu local de origem gerou muita revolta dos moradores. Isso desde 1914. E hoje historiadores e a Academia Catalana de Letras, bem como a população, tem cobrado esta

“dívida histórica”

da Cidade de Goiás para com Catalão. A cidade completa 158 anos no dia 20 de agosto.


“É uma mágoa, um amargor que volta a tona neste mês de aniversário de Catalão e porque em 2022 completa 300 anos da passagem do Anhanguera por nossa região”,

diz Luiz Estevam, para quem o povo catalano merece um

“pedido de perdão”

por parte dos vilaboenses. Segundo Luiz Estevam, o local de onde foi retirado o monumento está protegido pelo cerrado, coberto de vegetação. Na Prefeitura de Goiás o assunto deixou todos espantados.


“As terras revolvidas e as pedras onde estava a Cruz do Anhanguera continuam praticamente do mesmo jeito e queremos revitalizar o local, colocando uma réplica para incentivar o ecoturismo na região”,

conta Luiz Estevam.



Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





A ideia é que tudo esteja pronto para a comemoração dos 300 anos da passagem dos bandeirantes pela região em 2022 e eles esperam que a Cidade de Goiás ajude nesse processo de alguma forma.

“Afinal, perdemos muito no quesito turismo desde que a Cruz foi arrancada de nós”,

reclama Luiz Estevam.


Para o economista e escritor, a Cruz do Anhanguera tem uma grande importância histórica para Catalão e a

“dívida histórica”

não se trata de questão monetária, de pagamento em dinheiro.


“Queremos o reconhecimento do local originário da Cruz, que foi colocada na região onde hoje é o município de Catalão e que ocorreu bem antes da Cidade de Goiás”,

reclama. A Cidade de Goiás completou 292 anos em julho de 2021.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Onde está a Cruz?


Desde a grande enchente que atingiu a Cidade de Goiás, em 2001, a Cruz do Anhanguera foi levada para o Museu das Bandeiras, onde faz parte da exposição permanente. Na época da enchente, o monumento onde foi instalada a Cruz do Anhanguera foi levado pelas águas do Rio Vermelho. Após ser encontrado e restaurado foi colocado no Museu das Bandeiras.


“Hoje no local, que fica às margens do Rio Vermelho, está uma réplica do monumento histórico”,

explica a secretária de Cultura da Cidade de Goiás, Raíssa Coutinho.

Segundo a secretária de Cultura, a Cidade de Goiás está aberta a participar dos 300 anos da passagem dos bandeirantes pela região Sul do estado, que será comemorado em 2022 em Catalão.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




A História


Em Catalão, a Cruz do Anhanguera é ligada à passagem do Anhanguera (Bartolomeu Bueno Filho) pelo Porto Velho (Porto do Lalau) distante seis quilômetros do local. De acordo com integrantes da Academia Catalana de Letras, a retirada da Cruz do Anhanguera de Catalão foi um acontecimento que marcou a história do município.


Esta história começou na primeira década do século XX quando Vila Boa era capital do estado. A Cruz do Anhanguera ficou por quase 200 anos em Catalão até ser retirada de seu local originário pelo então juiz e poeta Luiz do Couto. Foi o vilaboense que patrocinou a empreitada para levar o monumento para a então capital de Goiás. E esta história tem alguns pontos de curiosidade e um deles é o fato de que durante quase dois séculos era um sinal misterioso, de procedência ignorada.


Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





Originalmente, a Cruz foi instalada ao lado de uma antiga passagem para o Porto Velho, local de travessia do rio Paranaíba. Ali perto tinha uma estrada muito utilizada por fazer a comunicação entre fazendas vizinhas, próxima às margens do ribeirão do Ouvidor. A retirada deste local foi feita por meio de Decreto do Governo Estadual em 1916 e a transferência do monumento para Vila Boa, o que efetivamente aconteceu somente em 1917. Desde então, os catalanos guardam esta “mágoa”, que para Luiz Estevam pode ser reparada agora com ações conjuntas dos dois municípios – Goiás e Catalão – como cidades irmãs, fundadas no ciclo do ouro.




Fonte: UmMix Cidade de Goiás 

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget