https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CATALÃO_NOSSA HISTÓRIA - A CAPELA SISTINA DO SUDESTE GOIANO.

Foto - Mosaico: (Reprodução) /Luís Estevam /Igreja São João Batista, em Cumari, na época de sua construção /Fachada da Matriz de São João Batista após sua reforma /Vista atual do interior da Matriz de Cumari /Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz que coordenou a reestruturação da Matriz de Cumari 




★ ★ ★  O esmero e o dinamismo do padre Murah estão presentes em cada detalhe da Matriz de Cumari que se tornou uma obra de arte...

(Por Luís Estevam)



Algumas capelas e templos católicos estão sendo reformados e reconstruídos na região de Catalão, tanto na cidade como nos povoados e municípios vizinhos. Em Olhos D'água e na Pedra Branca os trabalhos de restauração terminaram recentemente e na área urbana de Catalão o destaque fica por conta da imponente torre da Igreja São Francisco e da reestruturação em andamento na Nova Matriz.


Interessante que, as obras obedecem a um estilo e a uma temática religiosa própria, sem a preocupação de conservar a feição arquitetônica original dos prédios. O novo vai se sobrepondo ao velho nessa busca de imponência que os templos merecem ter. Catalão irá ganhar, sem dúvida, com o embelezamento de suas igrejas e com maior comodidade oferecida aos fiéis. 


Mas, em se tratando de reformas e restauração, a obra na Matriz de Cumari foi emblemática. Além de conservar grande parte da fachada arquitetônica do prédio, aquela cidade ganhou uma verdadeira obra de arte. A Igreja São João Batista recebeu novos altares e diversos painéis, alusivos ao velho e novo testamentos, inspirados no estilo da pintura medieval, lembrando os afrescos da majestosa Capela Sistina em Roma. Tanto que, a Matriz de Cumari vem se tornando local de curiosidade artística e visitação. 


Foto: (Reprodução) /Luís Estevam /Fachada da Matriz de São João Batista após sua reforma


Não é para menos. A Capela  Sistina é um tesouro da humanidade e um dos locais mais visitados do mundo. Fica quase escondida no meio do museu do Vaticano e abriga uma das maiores e mais valiosas coleções de pintura  medieval do planeta. 


A Capela Sistina recebeu o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que começou a restauração da antiga igrejinha por volta de 1478, sem imaginar que o local se tornaria, ao longo dos séculos, visitado por milhares de turistas a cada ano. Os painéis da Capela abordam temas religiosos e grande parte deles teve a participação de Michelangelo que dedicou anos a fio na pintura dos murais e teto da construção.


Foto: (Reprodução) /Luís Estevam

No caso de Cumari, as reformas da igreja São João Batista conservaram parte da fachada original e trouxeram interessantes modificações. Capelas anexas e altares temáticos, bem como os painéis distribuídos pelo recinto, vivenciam o estilo medieval e lembram os afrescos preservados na Capela Sistina. 


Foto: (Reprodução) /Luís Estevam /Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz que coordenou a reestruturação da Matriz de Cumari 

A obra de restauração da igreja em Cumari, dirigida pelo padre Murah Rannier Peixoto Vaz, combinou com o perfil da cidade. Cumari conserva alguns prédios imponentes que remontam à época do seu apogeu e a restauração da igreja, em estilo tradicional,  fortalece a nostalgia religiosa e cultural do município. 


Atualmente Cumari possui cerca de três mil habitantes,  menos da metade dos moradores que tinha na década de 1950. Em um curto período, o município conheceu o auge e o declínio econômico. Mas, continuou sendo uma cidade bonita, conservando alguns prédios que lembram o brilhante passado que vivenciou.


O surgimento do aglomerado urbano de Cumari começou por volta de 1908 com a instalação de um barracão comercial para atender viajantes e operários da estrada de ferro. A intenção do comerciante pioneiro era aproveitar o movimento que surgia com as picadas abertas para implantação da ferrovia. A partir da inauguração ferroviária, em 1913, nasceram construções em torno da estação dando origem ao arraial.

 


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Em 1927, depois de reivindicações feitas por moradores, Cumari foi elevado à categoria de distrito. Sua emancipação veio em 1947, desmembrando-se do município de Goiandira, e o seu apogeu econômico ocorreu por volta de 1950, época em que alcançou quase sete mil habitantes. 


Com o tempo, Cumari veio perdendo fôlego. Primeiro em função do desmembramento e emancipação de Anhanguera, posteriormente  pela desativação da ferrovia que cortava o município e, por fim, em razão do atrativo  econômico regional que Catalão passou a exercer sobre cidades vizinhas. 


Na realidade,  o incentivo econômico de Cumari esteve ligado à ferrovia, perdendo muito com a desativação da linha que cortava a cidade. Hoje somente existe o prédio da pequena estação ferroviária desativada. Mas, a arquitetura urbana de Cumari evoca fortes lembranças do tempo de seu apogeu. Grandes moradias e obras clássicas embelezam a cidade, transmitindo glórias de um passado não muito distante.


Foto: (Reprodução) /Luís Estevam /Igreja São João Batista, em Cumari, na época de sua construção


Um dos marcos históricos da cidade é a Igreja São João Batista, edificada na primeira metade do século passado, que se tornou a Matriz de Cumari. A paróquia foi instalada em 1952 e esteve sob a ordem dos padres franciscanos por mais de uma década. Posteriormente a administração paroquial ficou por conta de padres diocesanos residentes naquela cidade. 


Em 2017, o jovem padre diocesano, Murah Rannier Peixoto Vaz, assumiu os destinos da paróquia e promoveu, com o auxílio dos fiéis, uma ampla reforma naquela igreja. Construiu duas capelas laterais erigindo novos altares para colocação das imagens e encomendou mais de uma dezena de painéis de azulejos artísticos, contendo imagens do antigo e novo testamentos, no estilo das pinturas medievais. 


Foto: (Reprodução) /Luís Estevam

Com a aquisição de novas esculturas - São Sebastião, Senhor Morto, Jesus Ressuscitado, São Miguel Arcanjo e São José - a igreja ficou inteiramente revitalizada.


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.



O esmero e o dinamismo do padre Murah estão presentes em cada detalhe da Matriz de Cumari que se tornou uma obra de arte. Nas suas palavras, 

"a arte e a beleza nos apontam para aquilo que é transcendente. E o belo, por excelência, é Deus".


De fato, a magnificência exterior acaba repercutindo na realidade interior de cada fiel. Como acontece na Capela Sistina, há muitos séculos, com seus milhões de visitantes. 


 Fonte: Luis Estevam

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 



 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget