https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ ÂNIMA EDUCAÇÃO - Realiza o 1º Colóquio Plurais sobre educação e antirracismo.

Foto: (Reprodução)  



Evento gratuito, que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, reunirá professores, sociólogos, antropólogos e psicólogos em discussões sobre causas raciais, de gênero e sexualidade no âmbito acadêmico...


A Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de educação do País que integra a Una Microrregional Triângulo Mineiro e Goiás, realiza nos dias 1º e 2 de dezembro, o ‘1º Colóquio Plurais: Educação e Antirracismo’. O encontro, online e gratuito, faz parte das ações de comemoração de um ano da Ânima Plurais, grupo de atuação dedicado a fortalecer e construir um conjunto de políticas institucionais e frentes de trabalho que têm como objetivo tornar a companhia ainda mais diversa e inclusiva. O Colóquio Plurais tem caráter científico e abordará o tema ‘Educação comprometida com o antirracismo e os seus desafios’. A programação reunirá professores, sociólogos, antropólogos, assistentes sociais e psicólogos em conferências, minicursos e mesas temáticas, que discutirá experiências relacionadas a questões raciais no ambiente acadêmico. Para acessar, clique aqui.




Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





A partir de uma discussão do tema na perspectiva sócio-histórica, o ‘1º Colóquio Plurais: Educação e Antirracismo’, começa às 8h30, do dia 1º de dezembro. A professora da Faculdade AGES de Jacobina e psicóloga mestra em políticas públicas e especialista em educação em direitos humanos, Dra. Railma Dantas, apresentará ‘Branquitude: racismo e antirracismo’. Já abertura oficial do evento será no mesmo dia, às 17h30, com a conferência que terá como tema ‘Ensino Superior e Relações Raciais: mudanças de paradigmas’, e contará com a participação da doutora em antropologia e pós-doutora em sociologia e em educação Profª. Dra. Nilma Lino Gomes, a coordenadora de projetos de extensão e pesquisa em diversidade e inclusão da Ânima Educação Jancleide Texeira Goes, o diretor de personalização da vice-presidência acadêmica da Ânima Educação Rodrigo Neiva, e a Vice-presidente de Gente, Cultura & Gestão Ânima Educação Carolina Marra. Entre 19h30 e 22h, serão realizados três minicursos ministrados por educadores de instituições de ensino do Ecossistema Ânima: ‘Conhecimentos culturais e identitários da comunidade quilombola’, com a Profª Maria das Dores Brandão de Oliveira, da AGES; ‘Mercado de trabalho, Direitos Humanos e relações étnico raciais’, ministrado pela Profª Suzana Coelho, da UNIFACS; e também ‘Estética da existência e a questão racial: saúde mental para quem?, oferecido pelo professor e psicólogo João Henrique Santos, do UniBH.


O último dia do evento será reservado para apresentações e trocas de experiências com docentes que coordenam Projetos de Extensão ligados às questões raciais, de gênero, sexualidade e de combate ao capacitismo e ao etarismo. As mesas temáticas, que acontecem entre 9h e 11h, terão a participação do professor Dr. José Alberto Roza (São Judas), professora mestra Ana Lúcia (AGES), e Profa. mestra Thaís Alves (Una) com o tema ‘Gênero, raça e sexualidade: olhares possíveis’.  Em seguida, Jancleide Texeira Goes, o mestre em engenharia mecânica, Anderson Costa e a professora mestra Thainá Rocha, ambos da Universidade São Judas, discutem o tema ‘Extensão e Pesquisa: quando somos pretos na Universidade?’.




Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





Durante a programação do dia 2 de dezembro ainda está previsto o debate sobre as discussões que se dão em plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e outras, para a popularização das pautas raciais e suas interseccionalidades no Brasil. A temática, que se inicia às 15h, será conduzida pelo doutor em ciências da comunicação, Pablo Moreno, e a influencer digital e bacharel em direito e doutoranda em sociologia Winnie Bueno, criadora da Winnieteca, o ‘Tinder dos Livros’.  A conferência de encerramento será a partir das 18h, com a temática ‘Negra, Trans e Doutora’, conduzida pela Profª. Megg Rayara, mestra e doutora em educação, primeira mulher trans e negra professora de uma universidade federal no país.


“As questões raciais são uma pauta fundamental para o mundo hoje. Esta primeira edição do nosso Colóquio traz essa discussão qualificada, na sua dimensão conceitual e também na prática, pensando as especificidades do ensino superior, sobretudo no contexto de instituições particulares. É uma inovação, se pensarmos que essa discussão é quase que exclusiva às universidades públicas no país. Mesmo com as ações afirmativas, ainda estamos longe da equidade racial no ensino superior privado, essa iniciativa do Colóquio é um passo importante, junto de outras ações do grupo Ânima para as mudanças que pretendemos para a sociedade, no sentido maior da própria missão do grupo que é
 


“transformar o país pela educação”, 


acrescenta Tatiana Carvalho Costa, professora Ânima Plurais e uma das organizadoras do Colóquio.




Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





Sobre a Una


Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Una, sua parceira de vida.

Quer saber mais sobre a Una, acesse: www.una.br

 

Sobre a Ânima Educação


Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.


Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

 

 

Fonte: GA Comunicação

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget