https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ TAÇA CONMEBOL LIBERTADORES 2021 - Como o prêmio milionário da Libertadores impacta no futuro de Palmeiras e Flamengo; veja quanto cada um vai ganhar.

Foto: (Reprodução) /Conmebol  


 Clubes já tiveram aumento de receitas de patrocínios após conquista e se consolidam no mercado do futebol...

 


Ostentar três títulos da Libertadores é o sonho de qualquer torcedor. Neste sábado, rubro-negros ou palmeirenses poderão fazer isso. Para o clube, além do feito histórico, conquistar a principal competição da América num curto período de tempo é um aviso ao mercado: pode confiar a nós a sua marca, que terá exposição positiva em todo território sul-americano. 


O mercado acredita e injeta mais dinheiro nos anos seguintes. Tem sido assim com Flamengo e Palmeiras nas últimas temporadas na esteira das conquistas nacionais e internacionais. Algo que o River Plate já vivenciou uns anos antes.

 



Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.







Diretamente, uma montanha de dinheiro cai no caixa do clube. Quem levantar o troféu hoje em Montevidéu ficará, somada todas as fases, cerca de R$ 126 milhões mais rico — o vice-campeão leva, no total, aproximadamente R$ 76 milhões. Mas é o efeito indireto que cria o chamado ciclo virtuoso das equipes hegemônicas. Os números recentes dos dois clubes mostram um acréscimo nos valores totais de patrocínios após conquistas.


O Flamengo, por exemplo, teve receita de R$ 78 milhões em 2019. No ano seguinte, após o segundo título continental, o valor passou dos R$ 100 milhões. O Palmeiras também tem superado essa barreiras, com leve crescimento, entre as temporadas.


"Num aspecto direto, a premiação já aumenta, não só a dada pela Conmebol. Os patrocinadores principais costumam atrelar bônus a conquistas por saber que terá exposição da marca ainda maior nesse momento. Além disso, a Libertadores não se encerra nela mesma, o título leva ao Mundial. É mais um evento que agrega esse relacionamento com a marca. São ganhos significativos diretos e indiretos,"

 

analisa o especialista e finanças e gestão do futebol brasileiro Cesar Grafietti, executivo do Itaú BBA.



Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.








O Palmeiras, por exemplo, renovou o contrato com o patrocinador master por mais três anos. O valor do patrocínio da Crefisa /FAM é de R$ 81 milhões, mas pode chegar a R$120 milhões, em caso de títulos. O Flamengo já sentou com a Adidas, fornecedora de material esportivo, para renegociar o contrato, que se encerra em 2022.

Atualmente, o clube recebe R$ 40 milhões anuais, entre mercadoria e dinheiro. O rubro-negro quer mais dinheiro e menos uniformes. O tri da Libertadores ajudaria ainda mais no poder de barganha. Campeão das edições de 2015 e 2018 da Libertadores 


— tem quatro títulos no total —, 

 

o River Plate, que também é patrocinado pela Adidas, vai ter um aumento de US$ 3 milhões (quase R$ 17 milhões) no contrato pelos próximos três anos.


"Embora seja complexa a análise do impacto real de conquistas esportivas nas finanças de clubes sul-americanos, especialmente em função da variação cambial e situação econômica dos dois principais mercados da região, os times mais bem-sucedidos na temporada anterior tendem a ser naturalmente mais valorizados aos olhos do mercado e de seus próprios torcedores no ano seguinte. Esse é o ciclo virtuoso que equipes como River Plate, Flamengo e Palmeiras vêm experimentando desde 2018, quando se sagraram campeões das últimas edições da Libertadores," 

 

afirma Felipe Soalheiro, diretor da agência SportBiz Consulting.


Publicidade:

Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





A presença constante em finais da Libertadores também sinaliza ao mercado que são clubes sadios financeiramente e com gestão profissional. Assim, novas portas podem ser abertas a marcas que não tinham o costume de investir no futebol. Os casos esporádicos, como Santos e Corinthians, dificilmente se mantém no jogo sem uma profunda reestruturação.


"Só uma mudança drástica na gestão de Flamengo e Palmeiras pode mudar esse cenário. A tendência é que eles dominem os campeonatos e os mercados por um tempo" 

 

diz Grafietti.

 

 

 

 

Fonte: O Globo - Esporte

 

Esta matéria é em oferecimento de:


 


 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget