https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ HOSPITAL DO CÂNCER DE UBERLÂNDIA - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer em Uberlândia iniciam o Projeto Lúdico da Radioterapia.

Foto: (Reprodução)  



★  Grupo Luta Pela Vida e Hospital do Câncer em Uberlândia lançam Projeto Lúdico da Radioterapia com foco nas crianças e tratamento humanizado...



Nesta terça-feira (23/11), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer em Uberlândia iniciam o Projeto Lúdico da Radioterapia, em que os pacientes infantis passam a contar com decoração personalizada nas salas, durante as sessões, com a utilização de imagens dos personagens favoritos de cada criança. Além disso, acompanhados da equipe de radioterapia e psicólogos, os pequenos poderão se distrair com um jogo de tabuleiro relacionado ao tratamento, sendo que a cada sessão realizada, o paciente “avança” uma casa no jogo, representando mais uma etapa vencida.



Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Atualmente, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos com a doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.


Com o Projeto Lúdico da Radioterapia, os pacientes infantojuvenis que fazem tratamentos oncológicos radioterápicos poderão passar pelos procedimentos de forma mais leve, como explica a Chefe do Setor de Cuidados Especializados e rádio-oncologista em oncopediatria do Hospital do Câncer, Dra. Claudia Helena Tavares. 


“A radioterapia é um tratamento feito de forma diária, podendo variar de 20 a 40 aplicações, em um processo que para as crianças pode ser difícil e cansativo. De segunda a sexta elas precisam acordar cedo, ficar em jejum quando necessitam de sedação, realizar o tratamento e ir pra casa. Este projeto é uma forma de tornar essa rotina um pouco mais fácil, leve e lúdica”, 


explica a rádio-oncologista.


Foto: (Reprodução)

A psicóloga Jodi Hunt, que também participou da idealização do projeto, destaca que este passo representa o avanço nos trabalhos de humanização que são realizados de forma contínua no Hospital do Câncer e que são essenciais para garantir uma melhor aceitação do tratamento, especialmente em relação às crianças. 


“Por ser lúdico, o projeto pode contribuir para o melhor enfrentamento do procedimento radioterápico, influenciando na motivação do paciente e consequentemente na adesão ao tratamento. Além disso, a iniciativa também tem o objetivo de promover a interação entre equipe, paciente e família, aproximando o paciente mirim dos profissionais que realizarão os procedimentos”, 


destaca a psicóloga.


Foto: (Reprodução)

Além dos games que foram desenvolvidos e da decoração personalizada, ao concluir o tratamento, os pacientes infantis poderão registrar o momento em uma placa para fotos e também no painel ilustrado que fica localizado na brinquedoteca do Hospital, outro espaço pensado para atender os pacientes infantis. 


A escolha do dia 23 de novembro para o início deste projeto foi por conta de ser o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, criado em 2008 pela Lei nº 11.650. O objetivo da data é divulgar e estimular iniciativas educativas e preventivas associadas à doença, além da promoção do apoio para as crianças e seus familiares. 

 

 

Fonte: GA Comunicação

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget