https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CAFÉ E CHÁ - Estudo associa café e chá a menor risco de derrame e demência.

Foto: (Reprodução) /Outros estudos já apontam benefícios do consumo moderado de café no dia a dia /PIXABAY  


★ Em artigo científico, pesquisadores associam consumo de quatro a seis xícaras de uma das duas bebidas pode trazer benefícios...



O consumo diário de quatro a seis xícaras de café ou chá está associado a uma menor incidência de derrame e demência em indivíduos saudáveis entre 50 e 74 anos, mostra um estudo publicado nesta terça-feira (16) na revista científica PLoS Medicine.



Cientistas da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, analisaram informações de 365,6 mil pessoas cadastradas no UK Biobank — um banco de dados britânico com informações de longo prazo de saúde e hábitos de vida de indivíduos.


Durante os mais de dez anos em que foram acompanhados, 5.079 participantes do estudo desenvolveram demência e 10.053 experimentaram pelo menos um derrame.


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.





O artigo conclui que pessoas que beberam de duas a três xícaras de café ou de três a cinco xícaras de chá por dia — ou uma combinação de quatro a seis xícaras de um dos dois tiveram a menor incidência de derrame ou demência.


Entre os que relataram beber entre duas e três xícaras de café ou chá diariamente, foi observado um risco 32% menor de acidente vascular cerebral (derrame) e 28% menor de demência, na comparação com os que não ingeriam nenhuma das duas bebidas.


A ingestão de café sozinho ou em combinação com chá também foi associada a menor risco de demência pós-AVC.


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Todavia, os autores do estudo salientam que o UK Biobank 


"reflete uma amostra relativamente saudável em relação à população em geral, o que poderia restringir a capacidade de generalizar essas associações".


"Embora seja possível que o consumo de café e chá possa proteger contra derrame, demência e demência pós-derrame, essa causalidade não pode ser inferida a partir das associações", 

salientam.


Estudos anteriores já demonstravam que o consumo moderado diário de café (de três a cinco xícaras) pode resultar em benefícios cardiovasculares. O mesmo ocorre com o chá.


A ingestão de cafeína, entretanto, deve ser feita com cautela em pessoas hipertensas que têm dificuldade em controlar a pressão arterial, recomenda um artigo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. 


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Estas bebidas são ricas em antioxidantes, flavonóides e substâncias que ajudam a prevenir doenças.


A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) recomenda a ingestão de no máximo 400 mg de cafeína em um período de 24 horas. Em termos práticos, isto representa cinco xícaras de café coado ou quatro expressos.


O ideal é que haja um intervalo de duas a duas horas e meia entre uma xícara e outra. Este é o tempo que o nosso organismo leva para eliminar a cafeína.


Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.




Os acidentes vasculares cerebrais estão entre as principais causas de morte e invalidez no mundo. Anualmente, cerca de 5 milhões de pessoas perdem a vida após um derrame, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Outros 5 milhões ficam incapacitados.


No Brasil, as mortes por AVC somaram 102,8 mil em 2020, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 


Fonte: R7 Notícias 

 

Esta matéria é em oferecimento de:




 

 

Jean Machado

Engenheiro de Produção. Experiente na indústria Automobilística no setor de BodyShop. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget