★★★ Indicadores do agronegócio brasileiro...
Conhecer o panorama histórico do agronegócio no Brasil ajuda a compreender melhor a importância desse recurso para a economia e subsistência do país. Isso porque, por aqui agronegócio não é uma atividade puramente rural, já que ela envolve composições em diferentes esferas estruturais do espaço geográfico.
Com base nisso, vamos mergulhar na história no agronegócio no nosso país. Veja qual é a sua origem e evolução, os maiores impactos no Produto Interno Bruto (PIB), bem como os objetivos e perspectivas do setor para a economia nos próximos anos.
Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.
O agronegócio no Brasil é um dos setores que mais crescem. Tanto para a exportação quanto para manter a demanda de alimentos para a população, essa é uma das áreas de grande destaque para a economia do país.
Dada a importância do agronegócio, apresentaremos dados de uma pesquisa divulgada pela Escola Superior de Agricultura (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).
Observe o panorama dessa atividade e o seu impacto para o setor econômico.
- - o agronegócio representa 33% do PIB do Brasil;
- - o setor apresentou alta de 5,35% no primeiro trimestre de 2021;
- - 37% dos empregos gerados nesse setor e em áreas equivalentes;
- - 42% do total de exportações efetuadas;
- - estima-se que a participação do setor no PIB ultrapasse os 30% neste ano.
Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.
Importância do agronegócio no Brasil
No processo de colonização, os europeus já perceberam que o Brasil tinha um grande potencial agrícola. Assim, após o ciclo do ouro, a economia açucareira trouxe importantes lucros para o país. Depois, foi a vez do café ganhar destaque no mercado externo.
Desde esse período, os investimentos e créditos seguem por toda a cadeia que envolve os agronegócios. Atualmente, além do setor de alimentos, principalmente de grãos e cereais para exportação, a produção de rações também contribui para alavancar a produtividade nessa área.
Desse modo, é grande a relevância desse setor para potencializar a economia brasileira, tanto internamente quanto para a exportação. Além disso, o agronegócio também impulsiona a geração de empregos, renda e o desenvolvimento regional.
Segundo as estatísticas do estudo citado anteriormente, o número de pessoas ocupadas em alguma atividade relacionada ao agronegócio já ultrapassa 15 milhões. Isso demonstra, claramente, que há grandes perspectivas de crescimento para o setor nos próximos anos.
Publicidade:
Se interessou pelo curso, clique na imagem e acesse o link com segurança e comodidade.
Tipos de produtores agrícolas
No Brasil, o setor agrícola é composto por dois tipos de produtores. Veja quais são:
Pequenos e médios produtores
Os pequenos e médios produtores que movimentam as atividades agrícolas são chamados de mini fundiários, já que atuam em pequenas áreas de produção. Entre esse tipo de negócio, predomina a agricultura de subsistência ou familiar. Nessa modalidade, as plantações são realizadas dentro de suas propriedades, que podem ser pequenas ou de médio porte.
Grandes produtores
Nesse grupo, os investidores no agronegócio são os latifundiários. Eles são detentores de grandes propriedades de terra e dominam áreas imensas de monoculturas de produtos para abastecer o mercado interno e externo. Geralmente, os produtos agropecuários mais produzidos são: soja, milho e algodão.
Por fim, vale destacar a importância das inovações tecnológicas para modernizar e impulsionar o agronegócio brasileiro. Além das vantagens da extensão territorial com grandes áreas agricultáveis e clima favorável, o aparato tecnológico também é essencial no crescimento e destaque desse setor. O que achou deste conteúdo?
Fonte: Cris L
Esta matéria é em oferecimento de:
Jean Machado
Postar um comentário