https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ SAÚDE BUCAL - Hoje, 25 de outubro, se comemora o "Dia do Dentista". Por que é tão importante ir ao dentista?

Foto - Montagem: /Folha de Catalão /Dr. Murilo Diniz de Castro


 Saúde bucal, saiba os motivos que demonstra a importância de visitar o seu dentista regularmente...

 

Ir se consultar ao dentista é um compromisso que deve ser renovado com frequência em sua agenda. É nessa oportunidade que serão prevenidas e identificadas quaisquer doenças que possam atrapalhar a saúde bucal, como cáries e gengivite. O diagnóstico precoce facilita o tratamento e evita que seja necessária a extração.


Infelizmente, o mais comum é o paciente procurar o dentista somente quando a doença já está em estado avançado, apresentando sintomas graves. O problema disso é que, além de sentir dor, o tratamento pode ser mais invasivo. Portanto, o recomendado é manter um acompanhamento regular, com consultas a cada seis meses.


O principal motivo que impede as pessoas de irem ao dentista é o medo de sentir dor. No entanto, a verdade é que o fato de não ir ao dentista é o que causa a dor e outros problemas bucais.


A ideia de ir ao dentista, pelo menos a cada seis meses, é fazer um check-up da saúde bucal e garantir que o sorriso esteja saudável. É importante lembrar que, mesmo que o dentista seja especialista em saúde bucal, ele pode identificar sintomas de outras doenças, como HPV, diabetes, osteoporose e câncer. Nesses casos, ele vai encaminhar para um médico especializado.

 

Higiene bucal em dia


Além de ir ao dentista regularmente, é importante manter uma correta higienização dos dentes e gengivas. O processo deve ser composto de escovação feita com escova de dente macia e pasta de dente, uso de fio dental e enxaguante bucal. A escovação deve ser feita três vezes ao dia, no mínimo.


Mesmo assim, o tártaro e a placa bacteriana só são eliminados em uma profilaxia, que é a limpeza feita em um consultório odontológico. O profissional vai usar equipamentos e produtos adequados, que limpam de forma mais profunda.

 

Principais problemas de saúde bucal


De acordo com especialistas, é importante que os momentos de escovação dos dentes não sejam automáticos. Essa é uma excelente oportunidade para você cuidar bem da saúde bucal e observar se existem lesões (manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, feridas), principalmente na língua, bochechas, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta.


As lesões bucais mais comuns são feridas provocadas por próteses removíveis (dentaduras), aftas, herpes labial e inflamações da gengiva. Todas essas são benignas, mas, em alguns casos, o câncer pode ocorrer na boca. Portanto, vale ter atenção e, ao menor sinal de que algo não vai bem, procurar um dentista.


Foto: (Reprodução) /Cartão do Dr. Murilo Diniz e Castro


O Folha de Catalão recomendamos  


Dr. Murilo Diniz de Castro


"Cirurgião Dentista", "Clínico Geral", "Clareamento Dental", "Extração", "Limpeza", "Prótese Total e Parcial" e "Tratamento de Canal".


Endereço: Rua Cristiano Aires, 788, Bairro Nossa Sra. de Fátima - Catalão - Goiás.


Telefone para agendamento: [64] 9 9217-7570



Saiba mais sobre os principais problemas de saúde bucal:


· Cárie


É a desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca — idosos e pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer costumam sofrer muito com isso.


· Mau hálito


Tem várias causas, dentre elas higiene bucal inadequada (falta de escovação, escovação mal feita e/ou falta do uso do fio dental), gengivite, ingestão de certos alimentos (como alho ou cebola), uso de tabaco e/ou produtos alcoólicos, boca seca (causada por certos medicamentos, distúrbios ou menor produção de saliva durante o sono) e até doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas no fígado e nos rins.


· Gengivite


É a inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana, que é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. A placa bacteriana se fixa principalmente nas regiões de difícil limpeza, como no espaço entre a gengiva e os dentes ou na superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro (que é quando a placa fica endurecida).

 

 

 

Fonte: Dental Arte/Sciath

Foto: Folha de Catalão

Dentista: Dr. Murilo Diniz de Castro

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA!


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget