Após quase 40 anos de Fiat Uno, sua despedida da indústria automotiva brasileira pode estar mais próxima do que o esperado. Apesar da Fiat afirmar que a produção está normalizada, lojistas afirmam escassez do modelo nas concessionárias...
Não é novidade que o
veterano da indústria automotiva está caminhando para seus últimos dias no
país. Entretanto a despedida pode chegar mais cedo do que o esperado. Isso
porque o Fiat Uno sumiu das lojas da marca e não há um prazo para um novo lote
chegar aos estoques. Queda nas vendas, motor antigo, falta de equipamentos de
segurança e um substituto que já é um dos líderes de vendas (o Mobi) devem
fazer com que as últimas unidades do Uno sejam vendidas no máximo até esse ano.
De acordo com algumas concessionárias, são poucas as unidades do Fiat Uno
disponíveis.
Fiat afirma que a produção do modelo continua
normalizada.
Alguns revendedores da
indústria automotiva afirmam que não devem receber um novo lote do Fiat Uno,
devido à sua iminente aposentadoria. Outros informam que os novos lotes serão
entregues apenas para frotistas.
Entretanto,
a Fiat, por sua vez, nega que o modelo tenha sua produção encerrada, afirmando
que a fabricação atual do line-up da marca
continua normalizada. Ainda que a montadora declare que não houve nenhuma
alteração na linha de produção, algumas transições na gama da Fiat mostram que
a trajetória de 37 anos do Fiat Uno está chegando ao fim na indústria
automotiva.
Neste
ano, o modelo 2022 passou a ser comercializado na versão única Attractive, ou
seja, a montadora encerrou a venda das variantes Way e Drive. Restou aos
consumidores a opção que conta com um motor não tão potente, o quatro cilindros
1.0 8V Firefly de 75 cv, por R$ 63.490. Um preço na média se comparado com seu
irmão compacto Argo que atualmente está no valor de R$ 66.890. Entretanto em
relação ao Mobi, que está com preços que variam entre R$ 47.990 e R$ 59.990, o
preço do Uno já está um pouco acima do mercado.
Fiat Mobi, o possível sucessor do
Fiat Uno na indústria automotiva brasileira
Falando sobre o carro
de entrada da Fiat, o Mobi será responsável por ser o sucessor do Fiat Uno na
indústria automotiva brasileira. O compacto, que nasceu para ser um novo famoso
“carro popular”, já até superou as vendas do veterano da Fiat.
Atualmente
o Mobi é o terceiro carro mais vendido do ano, com 54.949 unidades. Já o seu
antecessor emplacou apenas 18.637 carros no mesmo período de tempo, onde 97%
desses, foram vendidos pelo modo de venda direta.
Apesar
de não ser um pequeno número, o volume de vendas ainda chega a ser maior que o
do Volkswagen Polo (16.579) e do Fiat Cronos (14.690), por exemplo. O veterano
já foi um dos mais vendidos do país, chegando a emplacar, por ano, mais de 140
mil unidades.
Conheça melhor a história do Uno no
Brasil
Na indústria automotiva
brasileira, a história do Uno começou em 1984, mas na realidade, o simpático
compacto da Fiat já tinha sua trajetória iniciada desde o final dos anos 70.
No
Brasil o modelo teve seu projeto modificado em comparação ao carro original da
Europa, até porque a infraestrutura brasileira exigia uma suspensão mais
robusta e uma altura maior em relação ao solo.
Fonte: Click Petróleo e Gás
Esta matéria é em oferecimento de:
FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA!
Postar um comentário