https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ ENQUANTO ISSO NO BRASIL - Saída temporária: Suzane e Anna Jatobá deixam presídio; Elize exibe cartaz com mensagem para filha.

Foto - Montagem: (Reprodução) /G1 Vale do Paraíba e Região  


Presas da Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, devem retornar à unidade na próxima segunda-feira (20)...

 


Suzane von Richthofen, Anna Carolina Jatobá e Elize Matsunaga deixaram a Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP), para a chamada 


"saidinha" 

 

temporária. Elas deixaram o local quase simultaneamente na manhã desta terça-feira (14). Todas ficarão em liberdade até a próxima segunda (20), quando devem voltar à unidade.

 

Suzane foi condenada por matar os pais em 2002. Anna Carolina foi condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni em 2008. Elize foi condenada por matar e esquartejar o marido Marcos Matsunaga em 2012.

 

Ao deixar a unidade prisional, antes de entrar em um táxi, Elize ainda exibiu um cartaz com uma mensagem para a filha: 


"te amarei além da vida". 

 

A menina vive com os avós paternos desde a época do crime e não tem mais contato com a mãe.

 

Assim como as outras detentas que também tiveram autorização para a 


"saidinha",
 

as três usavam máscara de proteção contra o coronavírus.

 

As saídas temporárias foram retomadas neste anos depois de uma série de mudanças por causa da pandemia da Covid-19. Essa é a terceira vez que o benefício é concedido aos detentos do Estado de São Paulo em 2021 — as outras foram em maio e junho. Ainda está prevista uma 


"saidinha"
 

entre o Natal e Ano Novo. O calendário é determinado pelo Poder Judiciário.

 

O beneficio é concedido a presos que apresentam bom comportamento, já cumpriram uma parte da pena e estão no regime semiaberto.


 

Suzane na universidade


 

Na semana passada, a Justiça autorizou Suzane Von Richthofen, que cumpre pena em regime semiaberto, a cursar a faculdade de farmácia em uma universidade em Taubaté (SP). O pedido foi feito pela defesa, após ela obter nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir cursar o ensino superior.

 

De acordo com a decisão liminar, que é de sexta-feira (10) e foi assinada pelo desembargador relator José Damião Pinheiro Machado Cogan, a autorização é válida para início imediato, já que as aulas do segundo semestre já iniciaram — o pedido foi protocolado em 12 de agosto e as aulas começaram no dia 16. O curso dela é no período noturno.

 

Na análise, o pedido para cursar a faculdade teve parecer contrário do Ministério Público, que alegou que não há como garantir a segurança da detenta. No entanto, segundo a Justiça, ela preenche todos os requisitos para que tivesse os estudos autorizados.

 

A faculdade Anhanguera, onde Suzane foi aprovada, disse que 


"trata diretamente com seus alunos, caso necessário, eventuais ações a respeito de sua frequência e desempenho escolar, pois trata-se de assunto de cunho particular".

 

A instituição também afirmou que 


"a matrícula da aluna foi autorizada pela Justiça" e "que oferece a todos tratamento igual, conforme determina a legislação brasileira”.

 

Suzane von Richthofen obteve a progressão do regime fechado para o semiaberto em outubro de 2015. A primeira saída dela aconteceu em março de 2016, beneficiada pela saída temporária de Páscoa.

 

  

 

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 

 


 

FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA!!!


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget