O desenvolvimento de baterias com nióbio para caminhões elétricos e outros veículos pesados do tipo é uma parceria entre a gigante montadora Volkswagen e a CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio...
As novas baterias devem incentivar o mercado de automóveis eletrificados no Brasil. Isso porque, a aplicação desse metal nas baterias torna possível que as recargas sejam ultrarrápidas...
As
baterias com nióbio para caminhões elétricos e outros veículos pesados da
Volkswagen serão desenvolvidas no Japão. É lá que já existe uma parceria entre
a CBMM e a Toshiba. A montadora será a primeira a testar essa tecnologia no
Brasil.
De
acordo com os especialistas, o nióbio aplicado nas baterias dos veículos
elétrico permitirá uma carga total de menos de dez minutos. Com o tempo de
recarga ultrarrápido diante alto preço dos combustíveis, a Volkswagen sai na
frente na disputa sobre quem vai conseguir tornar os carros elétricos uma opção
cada vez mais viável para os brasileiros.
“Há três anos acumulamos experiência na eletrificação e agora aplicaremos essa expertise para viabilizar uma nova tecnologia em baterias. Nosso centro de desenvolvimento de e-Mobility em Resende (Rio de Janeiro) usará nossa patenteada arquitetura modular para veículos elétricos para expandir a plataforma, que iniciou no e-Delivery, e agora avança para novos modelos. Essa aliança com a CBMM será mais um importante elo rumo à mobilidade do futuro”,
comenta o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
Segundo
a CBMM, incialmente essas baterias com nióbio serão implementadas em caminhões
e ônibus.
Carga
ultrarrápida deve somar com o aumento de eletropostos para aumentar incentivo
aos carros elétricos.
Se
a ideia de recarga das baterias em menos de dez minutos graças ao nióbio é um
incentivo para expansão do mercado de veículos elétricos no Brasil, outra forma
de tornar viável à compra desses veículos seria o aumento do numero de pontos
de recarga.
De
acordo com a Associação Brasileira do Veículos
Elétrico (ABVE), neste neste ano de 2021 subiu de 500 para 735 o
total de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Mas esses pontos de
recarga estão distribuídos em apenas 13 Estados.
São
considerados eletropostos públicos aqueles instalados em parques, ruas e
praças. Os semipúblicos são os de shoppings, áreas de estacionamentos privados,
pátios de redes de lanchonetes, postos de abastecimento etc, ou seja,
estabelecimentos privados com livre acesso para qualquer veículo elétrico ou
híbrido plug-in.
Baterias com nióbio
em veículos grandes pode ser uma aposta de melhoria do transporte público
Como
dissemos, o desenvolvimento de baterias com nióbio para caminhões elétricos
deve contemplar também outros tipos de veículos grandes. A Volkswagen também
vai montar ônibus 100% elétricos já com o poder de recarga ultrarrápida através
das baterias desenvolvidas pela CBMM.
“Existem modais de transporte de passageiros, como o ônibus, que necessitam de carregamento rápido e essa nova tecnologia tem grande potencial para atender a essas demandas de uma forma eficiente”,
avalia Roberto Cortes.
A
Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e
ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao
topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre
foi o foco da montadora.
Fonte: Click Petróleo e Gás
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