https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ ENQUANTO ISSO EM GOIANDIRA - Prefeitura de Goiandira através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está incrementando gradativamente o seu Viveiro Municipal

Foto - Montagem: (Reprodução) /Prefeitura de Goiandira Goiás   

Goiandira: Prefeitura via Meio Ambiente reforça projeto do Viveiro Municipal...


🤝A Prefeitura de Goiandira através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está incrementando gradativamente o seu Viveiro Municipal para produzir aproximadamente 5 a 6 mil mudas de árvores das mais variadas espécies, inclusive nativas da região.

O Viveiro diante gestão da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente agora, no entanto, foi estruturado e conta com irrigação automatizada com temporizador programado e aspessor de água, aonde neste período de clima seco é utilizada 3 vezes ao dia (manhã, meio-dia e final da tarde), para ter um bom manejo e cuidados com as mudas.

A responsabilidade fica por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que conta com uma equipe técnica que está sob a coordenação do secretário de Meio Ambiente Leandro Marques de Souza que conta também com o engenheiro e analista ambiental, Felipe Ferreira Coelho e os analistas ambientais: Rejane Cristina Raimundo e Diogo Augusto Oliveira Borges.

De acordo com o engenheiro ambiental, Felipe Ferreira Coelho, que explica que o Viveiro Municipal abriga uma infinidade de espécies arbóreas, nativas e exóticas. Ele explica que a maior parte das mudas que estão sendo plantadas hoje nas vias públicas, foram adquiridas de empresas do ramo. No entanto, acredita que, brevemente, o local se tornará autossuficiente na produção de mudas para atender a demanda local.

“Os servidores do Viveiro já estão capacitados a realizar a produção de mudas por meio da coleta dos frutos e sementes, como do Oiti (Licania Tomentosa), Flamboyan’t (Delonix regia), Palmeiras de diferentes espécies, entre elas a imperial (Roystonia oleraceae), Ipês (Tabebuia spp.), Castanheira (Pachira aquatica) entre outras”,
observa o secretário de meio ambiente Leandro Marques de Souza.

Hoje, as atividades no Viveiro baseiam-se na reprodução de mudas pelo processo de estaquia, e na produção de plântulas, feita por sementes. Neste último caso, a coleta é realizada em espécies que tenham passado pelo período de frutificação, para que seja feita a coleta de frutos maduros e sementes sadias, aptas a germinação.

“Primeiro identifica-se a árvore produtora de sementes, onde serão realizadas as coletas. Normalmente isto ocorre em áreas do perímetro urbano, como praças. Isto é, quando em espécies exóticas. Já para as espécies nativas, as coletas são realizadas normalmente, em regiões de morraria, no próprio Município”,
explica.

A partir da coleta, o passo seguinte, segundo a engenheira ambiental, é a quebra de dormência da semente, conforme cada espécie. E, por último, é o tempo em que às plântulas levam até se tornarem mudas propriamente ditas, aptas ao plantio.

“Esse período é relativo devido ao tempo de crescimento, que varia em gênero, família e espécie, em relação às exigências climáticas, tempo de exposição ao sol e fisiologia do vegetal. É o que ocorre, por exemplo, com as variações de Ipê, onde o Roxo (Tabebuia impetiginosa) se desenvolve mais rapidamente que o Amarelo (Tabebuia chrysotricha). O fator chave para a determinação de mudas aptas ao plantio é que estas estejam medindo um metro de altura, no mínimo”,
ressalta.

Leandro Marques observa que a produção não pode ser em grande quantidade.
“Seria uma extrapolação errônea, devido a ataque de insetos, como formigas, cupins. Outra questão não menos importante é o clima, onde a radiação solar pode causar a queima foliar e dos brotos. Tudo isso são fatores que contribuem para as mortes ou danificações das plantas do Viveiro”,
observa.

Trabalho intenso

Dentro do Viveiro Municipal o trabalho é intenso. Cada um dos integrantes da equipe tem uma tarefa a cumprir, principalmente limpeza do recipiente onde as mudas estão sendo cultivadas, com retirada de ervas daninhas e outras pragas.

A área é mantida constantemente limpa. A todo momento se observa um dos servidores preparando terra que servirá para encher um saquinho plástico preto, onde será plantada a semente que se transformará em uma muda para, no futuro, ser plantada em uma das vias públicas da cidade, e contribuir para tornar Goiandira uma cidade bem mais arborizada, amenizando o forte calor da região.

Mas, a equipe do Viveiro Municipal não está incumbida apenas de trabalhar a produção das mudas. Eles participam também dos plantios em toda a cidade, nas vias públicas. Em breve eles acreditam, que terão bem mais trabalho. É que cerca de duas mil mudas das mais variadas espécies, produzidas no local, estão sendo preparadas para atender o projeto Adote uma Árvore.

O Viveiro Municipal está também produzindo mudas de pequenas espécies, para atender os canteiros e as rotatórias existentes na cidade, cujo plantio e manutenção também são de responsabilidade dessa equipe.

Programa Renascentes

Parceria desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneago junto aos produtores e donos de propriedades próximo as nascentes e matas ciliares.
“A Saneago já fez o trabalho de identificação de quais nascentes serão trabalhadas e desses trechos de matas ciliares. Já foi feita a identificação junto aos proprietários rurais e o termo de adesão ao programa então, isso já está pronto. Agora, está licitado as empresas que vão fazer na prática junto com a participação de cada produtor, de cercamento de algumas nascentes, a recuperação física delas, e o replantio se árvores de espécies ao longo dessas áreas”,
explica.

Para a realização deste em Goiandira, diante um contrato de cooperação técnica com a Saneago:
  • têm a doação de 5 mil mudas,
  • 500 postes de eucalipto,
  • 50 esticadores
  • e 10 mil metros de arame liso.

Então para cada proprietário que adota a recomposição de uma nascente é beneficiado com:
  • 500 mudas,
  • 50 postes de eucalipto,
  • 5 esticador
  • e uma metragem de arame,

entrando assim com a mão de obra do cercamento do espaço e plantio da área, para ter acesso basta fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tendo a disponibilidade dos itens do programa é repassado ao beneficiado.







Esta matéria é em oferecimento de:




FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA!
Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget