https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ DRONES QUE FAZEM CHUVER - Drones que fazem chover: como essa tecnologia ajudaria a acabar com queimadas e a alta do preço da energia no Brasil

Foto - Montagem: (Reprodução) /CPG   


Os drones ganharam destaque na última semana no mundo. Mas será que essa tecnologia poderia ser usada para combater queimadas na Amazônia, severas estiagens e preencher os reservatórios das hidrelétricas?...

 

Os testes custaram US$ 1,5 milhão através do Programa de Pesquisa dos Emirados Árabes Unidos para a Ciência do Melhoramento da Chuva. Os estudos dos drones que fazem chover vinham sendo desenvolvidos desde o ano de 2017. No verão, o calor beira à casa dos cinquenta graus. Então pelo menos quatro desses equipamentos voadores foram lançados na capital Dubai em direção às nuvens para descarregarem eletricidade e assim fazer desaguar chuvas.


A ação dos drones que fazem chover, no entanto, não se resume à diminuir o calor. São várias possibilidades que podem atender à demandas de países com suas peculiaridades.


Aqui no Brasil, seria possível ter resultados positivos no que diz respeito às queimadas na região Norte e Centro-Oeste e à seca, principalmente no Nordeste que naturalmente é a região mais afetada, e no Sudeste, onde hidrelétricas estão abaixo da média, o que vem causando a escalada de preços na conta de energia.


Drones que fazem chover no combate às queimadas no Brasil


O mês de junho teve o maior número de focos de calor registrados na Amazônia dos últimos quinze anos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), divulgados pelo Greenpeace Brasil. Foram identificados 2.308 focos de incêndios florestais. Isso é um novo recorde: aumento de 2,6% em relação ao mesmo período em 2020.


O Greenpeace Brasil relaciona as queimadas com o desmatamento e as mudanças climáticas. A organização reforça que a queima de florestas e outras vegetações é a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. Tudo isso aquece ainda mais o planeta.


Com tantos desmatamentos e focos de incêndios na nossa floresta, alguns casos em regiões longínquas, a necessidade de chuva é ainda maior. No entanto, o Brasil atravessa a maior seca dos últimos 90 anos.


Os drones que fazem chover são lançados de uma catapulta e podem voar por cerca de 40 minutos. Os sensores do equipamento voador medem temperatura, umidade e carga elétrica dentro de uma nuvem. Assim é possível saber quando e onde os choques devem ser disparados para aumentar a precipitação.



Como os drones que fazem chover poderiam ajudar a diminuir o valor da energia elétrica


Como citamos acima, o Brasil atravessa a maior crise hídrica dos últimos noventa anos. Isso afeta o abastecimento de hidroelétricas, que corresponde a pelo menos 64% da matriz elétrica brasileira. Mas como é todo o processo do abastecimento? Entenda.


Os ventos que muitas vezes trazem nuvens de chuva para o sudeste e centro-oeste começam na região equatorial do Oceano Atlântico. Quando chegam na Amazônia, a umidade se precipita em forma de chuva que hidrata o solo e é absorvida pelas raízes de grandes árvores.


As árvores drenam a umidade e a devolvem ao ar. Esse ciclo de umidade e chuva é levado pelos ventos. Mas com menos árvores nesse processo, a quantidade chuva diminui.


Com menos chuva, os reservatórios não alcançam a média desejável para o abastecimento de energia elétrica. A saída então é acionar termelétricas que demandam custo a mais para o funcionamento, e com combustíveis ainda provenientes de fósseis. É daí que começam o aumento dos custos.


O acionamento das termelétricas demanda custos que são distribuídos aos consumidores através das Bandeiras Tarifárias. Atualmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu o patamar 2 da Bandeira Vermelha. São R$ 9,49 a cada 100 kWh apertando o bolso do consumidor.


Caso a tecnologia dos drones que fazem chover chegue ao Brasil, esses equipamentos poderiam ser lançados estrategicamente visando o abastecimento das hidroelétricas.

 

 

Fonte: CPG

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget