https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ GOIÂNIA GOIÁS - Bares usam foto do prefeito de Goiânia em mesa lotada para pedir ampliação do funcionamento, mas juíza nega.

Foto: (Reprodução)  


Ação que foi feita próximo ao Dia dos Namorados pedia aumento na capacidade de clientes nos estabelecimentos e de pessoas por mesa. Advogado informou que vai recorrer...

 

Um grupo de 17 bares de Goiânia entrou com uma ação na Justiça pedindo a ampliação do funcionamento e da capacidade de clientes nos estabelecimentos. Eles usaram uma foto postada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em um restaurante e com várias pessoas na mesa como argumento para pedir a flexibilização das regras do decreto municipal. Porém, a ação foi negada.



Publicidade: Para comprar, clique na imagem.





 

O pedido foi feito na noite de quinta-feira (10), durante o plantão do Tribunal de Justiça, e negado pela juíza Zilmene Gomide da Silva horas depois. O advogado Douglas Duarte Moura, que representa os bares, disse que vai recorrer da decisão durante o plantão. O motivo, segundo ele, é ter decisões com mais rapidez do que entrando com a ação no horário de expediente normal.

 

Atualmente, os bares e restaurantes podem funcionar das 11h às 23h, com limite de 30% da capacidade, máximo de cinco pessoas por mesa, apresentações musicais com no máximo dois músicos e com proibição de som mecânico.

 

O grupo que entrou na Justiça, no entanto, pediu que fosse autorizado o funcionamento de segunda-feira a quarta-feira até 0h, às quintas-feiras até 1h do dia seguinte, sextas-feiras e sábado até 2h do dia seguinte e aos domingos, até 1h do dia seguinte.

 

Eles também queriam que a lotação máxima aumentasse para 50% da capacidade total e que as mesas pudessem ser ocupadas por até seis pessoas. Os bares pediram ainda a liberação de apresentações ao vivo com até quatro integrantes e permissão para som mecânico.

 

Os advogados alegaram que os bares em questão têm responsabilidade para funcionar com 50% e que o setor é responsável pela manutenção de milhares de empregos diretos e indiretos.

 

No pedido feito às vésperas do Dia dos Namorados, os advogados anexaram uma foto em que o prefeito Rogério Cruz está em uma confraternização com outras 11 pessoas.

 

“Portanto, não há dúvidas que nem mesmo o próprio prefeito concorda com o decreto que ele editou. O prefeito de Goiânia reconhece que a limitação de cinco pessoas por mesa é errada ao postar foto almoçando com 11 pessoas em sua mesa”,
 

diz a ação.


Foto: (Reprodução)  

 

O prefeito apagou a foto momentos depois da postagem, feita em 1º de junho, devido à repercussão negativa. Na época, a Prefeitura de Goiânia informou que houve uma 

“confraternização privada” 

e que o espaço foi fechado para uma comemoração especial, 

“obedecendo o decreto em vigor que estabelece o limite de 75 pessoas para eventos sociais”.

 

G1 entrou em contato por e-mail com a prefeitura nesta sexta-feira às 10h30 pedindo um novo posicionamento e aguarda retorno.

 

O Sindicato dos Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares) informou que essa foi uma ação isolada dos 17 estabelecimentos. A entidade explicou ainda que mantém diálogo constante com a prefeitura sobre questões ligadas aos decretos e flexibilizações para o setor.

 

Ao negar o pedido ao grupo de bares e restaurantes, a juíza argumentou que o estado de calamidade devido à pandemia de Covid-19 


“permite ao governante tomar medidas extremas, uma vez que tem a sua disposição poderes que em situações normais seriam considerados abusivos, a fim de salvaguardar a população atingida”.

 

 

Fonte: G1 Goiás

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

 

FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA 



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget