https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ UBERLÂNDIA MINAS GERAIS - Prefeitura de Uberlândia promove Quarta Nutritiva em escolas municipais

Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Uberlândia MG

Distribuição dos Kits Alimentação, contempla mais de 52 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (EJA)...


A Prefeitura de Uberlândia promove hoje (26) a Quarta Nutritiva em 23 escolas municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O projeto faz parte da distribuição dos Kits Alimentação e consiste na entrega de produtos hortifrútis para estudantes dos segmentos urbano e rural da educação infantil integral e parcial, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Como os hortifrútis chegam nas escolas nas terças-feiras e são produtos perecíveis, as entregas ocorrem sempre nas quartas-feiras. 


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Uberlândia MG

“Para não haver aglomerações, as escolas entram em contato com as famílias por telefone ou grupos de WhatsApp e fazem o agendamento para a retirada dos alimentos”, 


explicou a diretora do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), Tania Martinelli, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ela destacou que os beneficiados devem levar sacolas para o transporte dos hortifrutis.


Publicidade: Para comprar, clique na imagem.



No Centro Evangélico de Integração e Aprendizado (Ceia) – Escola Professora Rosa Maria Melo, no Residencial Pequis, o refeitório foi adaptado com bancos e mesas, deixando o espaço com aparência de feira livre. 


“Pensamos em uma forma de não ensacar os alimentos, deixando-os mais frescos e fáceis de serem retirados pelas famílias”, 


disse a diretora da unidade, Sandra Ferreira de Oliveira. O Ceia Rosa Maria Melo é uma das OSCs parceiras da Prefeitura e recebeu bananas, mexericas, batatas, cenouras, alfaces e couves para a distribuição. A escola atende 893 estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e 833 alunos foram cadastrados para receber os kits.


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Uberlândia MG

Distribuições continuam em junho  

 

O período de distribuição dos kits com as hortaliças continuará até o dia 14 de junho na rede municipal de ensino, conforme o cronograma estabelecido pelo Pmae. A entrega segue dinâmica semelhante aos kits de gêneros básicos e as montagens são feitas pelos servidores das escolas, respeitando as normas de biossegurança devido à pandemia de Covid-19. Durante todo o trabalho são disponibilizados frascos com álcool em gel e os servidores obrigatoriamente usam máscaras faciais e respeitam o distanciamento social. No dia da entrega, os alimentos são retirados em ambientes abertos e arejados.


A distribuição gratuita dos alimentos foi estabelecida com a intenção de contribuir na manutenção das necessidades nutricionais dos estudantes durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia de Covid-19. Cada modalidade de ensino tem um conjunto específico, composto de acordo com o recurso financeiro proveniente do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A composição dos kits de hortifrútis também está sujeita a alterações devido às condições climáticas e produtivas dos agricultores.


Os cadastros para ter acesso ao benefício foram feitos no mês de março e a distribuição dos gêneros básicos teve início em abril. Para atestar a veracidade das informações, os dados fornecidos nos procedimentos foram confrontados com o sistema de matrícula das escolas municipais (web acadêmico).


Foto: (Reprodução) /Prefeitura de Uberlândia MG

Entregas dos kits

 

As entregas dos kits são feitas somente nos dias e horários marcados antecipadamente pelas escolas, não havendo a necessidade de comparecimento em outros momentos. Para retirar, cada responsável deve apresentar documento de identificação com foto e número do CPF, além de levar sua própria sacola para transportar os alimentos. Os gêneros alimentícios não perecíveis serão distribuídos a cada três meses e os hortifrútis serão mensais.


Produtores rurais também são beneficiados


A inclusão de hortifrutis no kit alimentação contribui também com os agricultores rurais que fornecem produtos da agricultura familiar e têm a oportunidade de escoarem suas produções, além de terem incrementos em suas rendas familiares.


Ao utilizar produtos da agricultura familiar, a Prefeitura segue recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo com a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Através de uma chamada pública realizada anualmente para incentivar os pequenos produtores rurais, a administração municipal seleciona cooperativas de agricultores familiares para atender as escolas. Na chamada pública vigente são quatro cooperativas selecionadas com aproximadamente 400 produtores contribuindo na oferta de alimentos. Nos kits foram incluídas frutas e verduras sazonais e nesta semana tem maracujá, maçã, batata e beterraba, entre outros produtos.  



Fonte: Prefeitura de Uberlândia MG 


Esta matéria é em oferecimento de:




FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA  


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget