https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ UNA - No Dia Mundial da Educação, 28 de abril, é fundamental olhar muito além da sala de aula

Foto: (Reprodução)

Por meio de projetos de extensão a prática da educação mobiliza alunos e sociedade oferecendo acesso e inclusão social...


Em um contexto em que as ferramentas educacionais transformam difíceis realidades e são grandes responsáveis pela formação profissional e o futuro das pessoas, lembrar esse instrumento de transformação é destacar sua inegável necessidade. No Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, é interessante ressaltar que a educação transpassa as paredes da sala de aula e professores e alunos levam os conhecimentos aprendidos para amigos, familiares, colegas de trabalho e mais. 

As instituições de ensino também trabalham para extrapolar os limites das salas. Há 60 anos, a Una, que faz parte do grupo Ânima Educação, entende a necessidade de promover cursos, palestras e oficinas que englobam estudantes, educadores e comunidade. Os projetos de extensão que a Una Regional Triângulo Mineiro e Goiás realiza marcam o comprometimento da instituição em garantir acesso, inclusão, empregabilidade e empresabilidade. As iniciativas trabalham temas voltados à saúde, economia, questões jurídicas, empresariais e mais. 

Ter certeza de que esses projetos fazem a diferença no dia a dia educacional e profissional é uma confiança que Erica Cristina dos Reis possui. Erica, que é estudante do curso de direito da Una Uberlândia, participou do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição, uma iniciativa que conta com o envolvimento direto dos alunos. Conhecer melhor o processo da rotina profissional, com o arquivamento de pastas, telefonemas e o famoso olho no olho, deixa o sentimento de gratidão por ter vivenciado esses aprendizados. “Colaborou muito no meu aprendizado, desde o atendimento primário até uma peça processual, análise de processos, e conciliações efetivadas“, conta ela. 

Olhando para a comunidade, os projetos de extensão são um suporte a mais para ajudar aqueles que precisam de orientação sobre questões do dia a dia e na solução de problemas. Já para os estudantes que participam destas ações, são oportunidades de um ensino híbrido, com teoria e prática, como o vivido por Erica. Com essas iniciativas os alunos conseguem exercitar o que aprendem em sala de aula, se preparando para os desafios do mercado de trabalho e garantindo um diferencial profissional, aspecto importante atualmente. 

O diretor da Una, Regional Triângulo Mineiro e Goiás, Everton Luiz dos Santos, ressalta a importância do impacto destes projetos. “Vivemos tempos de mudanças profundas e se tem uma área que se torna cada dia mais essencial é a Educação, pois mais do que preparar alunos para o mercado de trabalho, ensino e pesquisa, também forma cidadãos que contribuem efetivamente com a sociedade por meio do seu conhecimento, empreendedorismo e responsabilidade social. Há 60 anos a Una é uma referência nesta área trabalhando efetivamente pilares como empregabilidade, empresabilidade, diversidade, inclusão, acesso e comodidades, que estão presentes em todas as nossas iniciativas, principalmente nos projetos de extensão que oferecem ao aluno atividades práticas que vão além das salas de aulas e dos laboratórios. É por isso que estas ações têm cada vez mais força e fazem a diferença, proporcionando aos alunos a vivência do aprendizado e a oportunidade de contribuir com a sociedade com ações para a comunidade”, afirma Everton. 

A Una, Regional Triângulo Mineiro e Goiás, tem unidades em Catalão, Itumbiara, Jataí e Uberlândia, e em todas são desenvolvidos diversos projetos de extensão. Destacamos um projeto de cada unidade: 

 

Núcleo de Práticas Jurídicas - Una Uberlândia

No Núcleo de Práticas Jurídicas, os alunos atendem a população com o objetivo de identificar problemas jurídicos e então propor soluções, através de processos, mediação ou conciliação, analisando as melhores alternativas para atender à demanda apresentada. Além disso, também há algumas atividades relacionadas à solução de litígios de maneira extra-processual.  Mais informações:  (34) 9940-5315 

 

Elo Social - Una Catalão

O projeto de extensão é firmado em parceria com a Prefeitura de Catalão e oferece atendimento técnico gratuito para construção de imóveis de famílias que ganham até três salários mínimos. No Elo Social, alunos e professores estruturam o projeto arquitetônico das residências das famílias, englobando o briefing para saber as necessidades de cada uma e os orçamentos para as obras. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Habitação da Prefeitura de Catalão. 

 

Horta nas Escolas - Una Itumbiara

Neste projeto, escolas do ensino fundamental e médio recebem o apoio dos alunos e professores dos cursos de agronomia e nutrição, que respectivamente, realizam o levantamento do solo do local, planejamento e execução da horta, e orientam as instituições sobre como utilizar as hortaliças plantadas para montar um cardápio equilibrado da merenda escolar. Além de poder utilizar os alimentos plantados em refeições, as hortas são uma oportunidade das escolas trabalharem assuntos relacionados à nutrição e agronomia, com os estudantes. O projeto desenvolve uma horta por semestre e as instituições interessadas devem entrar em contato.  Mais informações:  (64) 9337-4799

 

Transforme-se - Una Jataí 

O projeto, que teve início em 2021, em parceria com entidades da cidade de Jataí, realiza mensalmente rodadas de workshops com temáticas específicas. As aulas são abertas a toda comunidade e trabalham diferentes temas buscando ajudar a população. Ao total, todo mês são realizados quatro encontros, feitos de forma totalmente online e sempre às quartas-feiras. Mais informações:  (64) 99268-0464

 

          Confira todos os projetos disponíveis nas unidades da Una acessando una.br/extensao



Fonte: GA Comunicação 

Esta matéria é em oferecimento de:



FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA  

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget