https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ MARÇO MULHER - Vídeo “Mulheres na Capoeira” celebra capoeiristas de Uberlândia

Foto: (Reprodução) /Cultura Em Casa


MATERIAL CONTA SOBRE A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NESTE SEGMENTO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA... 


“Nosso objetivo é mostrar a perspectiva das mulheres dentro deste segmento da cultura Afro-Brasileira, por meio de depoimentos e histórias contados por quem vivência e faz parte do cenário da capoeira de Uberlândia”
 

enfatizou a Diretora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Pollyana Fabrini.


Em celebração ao mês Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, elaborou mais um episódio para enaltecer as raízes culturais afro-brasileiras das mulheres de Uberlândia. Um vídeo foi produzido e aborda o tema capoeira. O conteúdo está disponível na plataforma ‘Cultura em Casa’ (acesse aqui).


O material contextualiza a representatividade feminina dentro da capoeira na cidade, contada pela única mestra capoeirista do município, Rute Pereira dos Santos, a Mestra Miúda, pelas instrutoras Rosilene Ferreira Camilo, a Tigresa e instrutora Mikaela Fernandes Oliveira Santos, a Nutella, e pela contramestra Diane Fernandes dos Santos, conhecida como Maré. Todas fazem parte da Associação de Capoeira de Uberlândia – ASCAU – fundada no ano de 1972.


Foto: (Reprodução) /Cultura Em Casa

Além dos benefícios ao corpo promovidos pelas atividades físicas aos praticantes da Capoeira, o fortalecimento dos vínculos de amizade é um fator que se destaca por se tratar de uma expressão cultural que é realizada em grupo. 

“A mulher, sendo respeitada e valorizada em uma roda de capoeira, garante que esse espaço seja um ambiente democrático, onde a diversidade gera uma convivência harmoniosa, demonstrando um exemplo de convívio social”,

 finalizou Rute Pereira do Santos, Mestra Miúda.

Foto: (Reprodução) /Cultura Em Casa


A produção do vídeo 

“Mulheres na Capoeira”,
faz parte de uma série de episódios, idealizados pela Diretoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo, em celebração ao mês da mulher, enfatizando dentro desta temática as mulheres que fazem parte da cultura afro-brasileira e os cenários nos quais são exemplos de representatividade e força feminina. 

Para acessar todos os conteúdos deste segmento cultural, (acesse aqui).

Vídeo: (Reprodução) /Cultura Em Casa


Fonte: Prefeitura de Uberlândia 

Esta matéria é em oferecimento de:



FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA






 

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget