https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ RIO VERDE _ GOIÁS - Após 36 horas sem energia, produtor estima perda de 10 mil frangos em granja perto de Rio Verde

Animais morreram por falta de refrigeração no aviário em que ficam e não resistiram ao calor. Nesta semana outra granja na mesma situação teve prejuízo de R$ 150 mil com a morte de aves...


Uma granja a 40 quilômetros de Rio Verde, no sul do estado, estima a perda de 10 mil frangos por falta de energia elétrica entre terça-feira e esta quinta (7). O prejuízo em dinheiro ainda é calculado pelo proprietário.  


A Enel Goiás explicou em nota que trabalha para restaurar o fornecimento de energia no local. A interrupção foi provocada, segundo a companhia, pelas fortes chuvas que causaram danos na rede elétrica (leia a íntegra abaixo).  


Os frangos ficaram cerca de 36 horas sem refrigeração dentro dos aviários e morreram devido ao calor intenso. A granja tem geradores, mas funcionam de forma parcial.  


"É lamentável o que aconteceu com falta de energia, o gerador não dá conta e o calor foi intenso. Os animais já estavam próximo do abate, com cerca de 3 quilos",
desabafa o produtor Ilceu José Rossa. 


O empresário contou que os colaboradores trabalharam até às 23h de quarta para retirar os frangos para fazer compostagem. Foram usados três tratores e cerca de 1,5 mil litros de diesel.  


"O frango sofre com o calor intenso e morre. Perdemos cerca de 35 mil quilos de carne. Pagamos a conta em dia, mas temos um serviço de péssima qualidade",
lamenta o produtor.


Nota da Enel 


A Enel Distribuição Goiás esclarece que já está em contato com o cliente mencionado para prestar os devidos esclarecimentos e orientações sobre o fornecimento de energia na propriedade.
 
A companhia destaca que uma equipe está a caminho com um gerador para abastecer o local e garantir a confiabilidade do fornecimento até que todos os reparos na rede elétrica sejam concluídos.
 
A empresa reforça que as fortes chuvas com ventos e descargas atmosféricas que atingiram a região nos últimos dias, danificaram a rede elétrica com: quedas de árvores e galhos sob a rede, cabos partidos e animal na rede.
 
A distribuidora ressalta que as equipes continuam trabalhando para restabelecer integralmente o fornecimento de energia.



Granja perde aves em Pires do Rio 


Uma granja de Pires do Rio, no sudeste do estado, ficou 30 horas sem energia elétrica e também perdeu 10 mil aves. O empresário Wilson Cirilo de Almeida estima prejuízo de R$ 150 mil.  


Sobre a falta de energia nesta granja, a Enel disse na quarta-feira (6) que o serviço foi interrompido por causa da forte chuva que estragou a rede da companhia, mas que o problema foi solucionado.  


Segundo o dono da granja, a energia foi interrompida às 7h de segunda-feira (4). As aves morreram por falta de refrigeração no galpão em que ficam e não resistiram ao calor.


"Hoje [5] mesmo teve taxa de mortalidade altíssima e a gente fica sem saber o que fazer. O gerador não deu conta de sustentar o trabalho",
ressaltou o empresário Wilson Cirilo de Almeida.



Fonte: G1 Goiás  


Esta matéria é em oferecimento de:


FOLHA DE CATALÃO -  A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget