https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ MÁRCIA ROSA - "ESTAR SEMPRE A PROCURA DO MELHOR ÂNGULO" Para cada acontecimento, há sempre um ângulo mais profundo, uma visão ...

Foto: (Reprodução) / Foto escolhida para ser plotada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em Goiânia da magnifica fotografa Márcia Rosa.


Espaço Congadas recebe plotagem homenageando a magnifica Festa em Louvor a Nsa. Sra. do Rosário e São Benedito, com obras de duas fotógrafas CATALANAS, Márcia Rosa é uma delas...


Segundo a matéria divulgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, o Espaço Congadas, lounge situado no primeiro andar do Fórum Trabalhista Octávio Maldonado em Goiânia, recebeu nova plotagem com fotos de profissionais goianas tiradas durante a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário – Congadas – em Catalão – GO. 


As imagens ilustram a grandiosidade da celebração e a importância da festa popular relacionada à cultura afro no Brasil, que todos os anos reúne milhares de pessoas na cidade goiana. 


Em 2021, as Congadas de Catalão completarão 145 anos de tradição. 


Uma das fotos utilizadas foi cedidas pela fotógrafa Márcia Rosa, nascida em Catalão que atualmente mora em Londrina-PR, mas têm grande vivência com os personagens que envolvem a cultura dos grupos de congada da região.  


A celebração, que acontece todo ano no primeiro final de semana de outubro, tem duração de 10 dias e reúne 25 Ternos de Congos, nome dado aos grupos de dançadores da festa. 


Cada grupo é passado de pai para filho e tem características próprias, relativas à vestimenta e cantos, por exemplo. 


Na congada catalana ainda há a família real, com rei, rainha, príncipes e princesas. Generais e guarda da coroa também compõem o quadro de personagens relevantes da festa. As fotos usadas no ambiente do TRT18 retratam exatamente esses elementos que simbolizam a manifestação cultural do interior do estado.


As imagens seguem a proposta da presidência do TRT18, aprovada pelo Pleno do Tribunal, que buscou atribuir nomes alusivos à história e à cultura goiana aos espaços de eventos e sessões do Complexo Trabalhista na capital.


Foto: (Reprodução) /Fotografa Márcia Rosa.

Márcia Rosa "a fotografa" e claro devota de Nossa Senhora do Rosário


A fotógrafa Márcia Rosa é natural de Catalão Goiás, mas atua como fotógrafa profissional na região de Londrina /PR, cidade onde mora atualmente. Ela conta que começou a registrar a festa de sua cidade natal, por conta de uma promessa à Nossa Senhora do Rosário e não parou mais. 


“Meu trabalho nas Congadas é totalmente voluntário e sou apaixonada pela sua história e tradição. É muito gratificante registrar tudo de forma espontânea; 

  • a simplicidade, 
  • o colorido 
  • e a alegria dos grupos 

são muito marcantes”,

acrescenta Márcia. 


“É a maior festa de Congadas do Brasil e muito organizada. Convido todos os goianos e suas famílias a vivenciarem essa manifestação cultural tão rica do nosso estado”,
afirma.


Vamos conhecer um pouco mais da fotografa Márcia Rosa, em virtude da Pandemia, realizamos a entrevista via mensagem de texto.



Folha de Catalão:

1 - Qual o seu estilo de fotografia? Fotojornalística, posada, artística , luz natural, ilustrativo…?



Márcia Rosa: 

"Não gosto de posada! Meu estilo é ensaio profissional, luz natural e artísticas e as demais fotojornalista."

 

Folha de Catalão:

2 - Quanto tempo de experiência você têm como fotografa profissional?



Márcia Rosa: 

"Comprei minha primeira câmera profissional no ano 2.000 kkkkk! De lá pra cá estamos em plena evolução."

 

Folha de Catalão:

3 - Que dica você daria para quem tem o sonho de viver de fotografia?



Márcia Rosa: 

"Primeiro fazer sempre por amor e respeito, aí o financeiro sempre acompanha. Essa é a melhor propaganda. 

Segundo estudar, estudar e estudar muito o assunto que vc ama fazer. A fotografia te dá um leque de opções."


Folha de Catalão:

4 - Logo quando você começou a fotografar, em algum momento você pensou em desistir? Se sim, o que te fortaleceu e fez com que você continuasse?



Márcia Rosa: 

"Sim, profissionalmente muitas e muitas, o que me fortaleceu foi saber que eu havia conquistado um espaço tão desejado por tantos profissionais que estão muito mais tempo do que eu. 

Depois eu sempre admirei muito meu trabalho, sempre fiz como se fosse para mim mesma... É por aí"


Folha de Catalão:

5 - Existe melhor horário da luz para ensaios?



Márcia Rosa:

"Sim! 

Para Ensaios particulares dou preferência das 06h00 🕕 da manhã até +- 9h30 🕤 ; 

E na parte da tarde, a preferência é depois das 16h30 🕟 até o por-sol, aí entra as fotos noturno."


Folha de Catalão:

6 - Você fica com raiva quando não tem uma câmera com você?



Márcia Rosa:

"Já tirei férias e não levei, confesso que voltei mais cansada kkkk! Só tensão mesmo, de não ter a máquina comigo, e falando sério, fotografar com celular sou uma negação rsrsrsr!"

 

Folha de Catalão:

7 - Congadas e Nossa Senhora do Rosário, qual definição encaixaria melhor com você?



Márcia Rosa:

"Definição? Fé e minha história de vida."

 

Folha de Catalão:

8 - Em 2021, se houver a grandiosa Festa em Louvou a Nsa. Sra. do Rosário, você estará realizando os seus magnifico registros?



Márcia Rosa:

"(Risos)... 

Então! Finalizei minha promessa com Nossa Senhora do Rosário em 2020, infelizmente em um ano de pandemia e felizmente por poder presenciar momentos únicos, muitos momentos de alegria e tristeza. Que tudo volte ao normal neste 2021 e tenho certeza que vai chover fotógrafos excelentes. 


Desde sempre procurei fotografar todos os ternos, difícil calcular a quantidade de fotos de cada, mas eu fazia o melhor que dava, difícil fotografar essa ou aquela pessoa, pois são milhares... 


Dei atenção a todos nas minhas imagens. Tenho família e amigos nos ternos e lógico que eles eu sempre fotografei. Não tive compromisso com nenhum financeiramente. Só tenho gratidão por todos esses anos"

 

Folha de Catalão:

9 - Para fecharmos com chave de ouro, a pergunta que todos profissionais adoraria responder. Qual foi a sua reação quando recebeu o convite de ter uma de suas obras primas (Fotos), plotadas em um ambiente público como o TRT-18?



Márcia Rosa:

"Para minha surpresa a assessoria de comunicação do TRT, enviou um recado pelo WhatsApp, em nome do presidente do TRT Dro. Paulo Pimenta. Pedindo autorização se poderiam utilizar uma das minhas fotos da congada, Logico que a resposta foi "SIM". Naquele momento me senti muito honrada e muito feliz não só por mim, mas por todos os ternos e pela festa de Nossa Senhora, por está sendo valorizada em um ambiente tão respeitado que é o TRT-18 . Como é bom ver seu trabalho mesmo sendo voluntário, ter esse reconhecimento. Não fui eu que escolhi a foto, a assessora me disse que olharam meu Instagram e essa havia sido escolhida. Fiquei imensamente feliz, muito mesmo..."

Foto: (Reprodução) / Foto escolhida para ser plotada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em Goiânia da magnifica Márcia Rosa.


Além de conferir a foto ampliada (com cerca de 7 metros de altura) e plotadas no ambiente do TRT18, o trabalho da profissional Márcia Rosa, pode ser acompanhado pelas redes sociais. 


No Instagram: 

@marciarosafotografa e @fotocongadamarciarosa


No Facebook: Márcia Rosa


Para acompanhar especificamente a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade de Catalão também mantém uma fanpage com todas as informações relativas às Congadas, o perfil é https://www.facebook.com/irmandadedorosariocatalao. 



Fonte: Jackelyne Alarcão /Comunicação Social – TRT 18ª Região


Via: Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região  








Esta matéria é em oferecimento de:




FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA




 


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget