https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ RIO DE JANEIRO_BRAZIL - Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação da polícia e do MP-RJ

Foto: (Reprodução) /Prefeito Marcelo Crivella é preso no Rio — Foto: Arquivo/TV Globo


Além do prefeito, um delegado e um empresário também foram detidos em um desdobramento da Operação Hades, que apura suposta propina...


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) no Rio de Janeiro em uma operação da polícia e do Ministério Público do Rio de Janeiro.  


Neste momento, o prefeito está sendo conduzido para o IML (Instituto Médico Legal), onde passará por exames de corpo de delito.  


A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio.


Foto: (Reprodução) /Equipes da Polícia Civil chegam no condomínio do prefeito Marcelo Crivella — Foto: Paulo Renato Soares / TV Globo


A investigação começou em 2018, tendo como base a delação do doleiro Sergio Mizrahy, que admitiu ser responsável pela lavagem de dinheiro para o que os investigadores chamam de organização criminosa que atuava dentro da prefeitura.  


O chefe dessa organização, segundo o delator, seria o empresário Rafael Alves, que não tinha nenhum cargo na prefeitura, mas que dava expediente na Cidade das Artes, numa sala ao lado do irmão Marcelo Alves, que foi presidente da Riotur.  


Em algumas mensagens, Rafael Alves chegou a dizer que ele fez o irmão presidente da Riotur, e que possuía a “caneta”, pois dava as ordens na prefeitura do Rio, fazendo a nomeação de quem quisesse para cargos e escolhendo as empresas que iriam fazer contratos com a prefeitura. Dessa influência que surgiriam a propina e extorsão de empresários que queriam fazer contratos com a prefeitura.  


Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Geocrim, do MP-RJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita.


Foto: (Reprodução) /Empresário Rafael Alves é preso em operação no Rio — Foto: Reprodução / TV Globo

Segundo as investigações, empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município entregariam cheques a Rafael Alves, irmão de Marcelo Alves — então presidente da Riotur.  


Em troca, Rafael facilitaria a assinatura dos contratos e o pagamento das dívidas.  


Além da Região Metropolitana do Rio, uma das buscas acontece no Porto do Frade, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, para apreender uma lancha de 77 pés que pertence a Rafael Alves.  


Eduardo Lopes foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.


Foto: (Reprodução) /Agentes da Polícia Civil cumprem mandado contra o prefeito Marcelo Crivella — Foto: Paulo Renato Soares / TV Globo 


Durante a primeira fase da operação, um vídeo mostra um delegado atendendo a suposta ligação do prefeito Crivella para o celular do empresário Rafael Alves. O relatório afirma que na tela do celular apareceu a identificação da pessoa que estava ligando: 

“Prefeito Crivella Novo 2”.

O delegado atendeu a chamada e identificou a voz do interlocutor como sendo do prefeito Marcelo Crivella, que disse: 

“Alô, bom dia Rafael. Está tendo uma busca e apreensão na Riotur? Você está sabendo?”. 
 


Fonte: Burburinho News  


Esta matéria é em oferecimento de:


FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA



 

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget