https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ INJÚRIA RACIAL - Estudante negra denuncia que sofreu injúria racial em bar de Goiânia: 'Não vou prender meu cabelo'

Foto: (Reprodução)

Segundo a jovem, um funcionário do local chegou na mesa e disse: 'Vim conferir se era gente mesmo ou uma raposa na sua cabeça'. Sarah Silva registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Bar afirmou que repudia todos os tipos de discriminação...


A estudante Sarah Silva Ferreira registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, nesta quarta-feira (4), solicitando investigação do crime de injúria racial. Ela conta que estava em um bar de Goiânia, com a irmã e uma amiga, quando um funcionário chegou na mesa, a ofendeu e começou a gargalhar.  

"Ele me disse: 'Vim conferir para ver se era gente mesmo ou uma raposa na sua cabeça''. Depois, começou a gargalhar”,
relata a jovem. 


O Buteko do Chaguinha informou, em nota, que repudia todos os tipos de discriminação, especialmente a racial, e que possui funcionários negros em cargos de gerência. Ressalta ainda que mantém colaboradores 

"com diferentes cores de pele, crenças religiosas e condição social"
(veja a íntegra ao final do texto).  


O constrangimento, segundo a jovem, aconteceu no último sábado (31), na unidade do bairro Jardim América. Revoltada com a situação, no mesmo dia, ela postou sobre o ato em uma rede social.  


"Só queria ter aproveitado fora de casa uma noite com minha irmã e uma amiga que não via há anos. Eu não vou prender o meu cabelo ou tentar me embranquecer",
desabafou a estudante numa rede social. Até as 18h desta quarta-feira (4), o relato da estudante já reunia mais de 1,5 mil comentários de pessoas se solidarizando com ela.


Nesta tarde, Sarah Ferreira promoveu um ato na porta do estabelecimento. Acompanhada de amigos e apoiadores, a jovem repudiou o ato de injúria racial.


Foto: (Reprodução) /Sarah Ferreira promoveu ato contra a injúria racial em Goiânia, Goiás — Foto: Clayson Sousa/TV Anhanguera

Relato à polícia Sarah Ferreira registrou uma ocorrência online na 7ª Delegacia de Polícia Civil de Goiânia. Segundo o documento, as ofensas foram acompanhadas de muitos risos e deboche pelo funcionário e por outro cliente do bar. 


Constrangida, a jovem requereu a conta para ir embora.  


"Estranhando a rapidez do pedido, pessoas que ali laboram perguntaram se havia ocorrido algo, e, ao ouvirem o relato, disseram não ser a primeira vez que uma situação dessa natureza acontecia no local",
diz trecho do boletim de ocorrência.  


De acordo com o Código Penal, o crime de injúria racial é ofender alguém com base em sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. Em seu artigo 140, descreve o delito como conduta de ofender a dignidade de alguém, e prevê como pena, a reclusão de 1 a 6 meses ou multa.


Foto: (Reprodução) /Nota resposta do Buteko do Chaguinha em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram 

Sobre o incidente que ocorreu no dia 31/10/2020, o Buteko do Chaguinha vem em nota oficial se manifestar para afastar qualquer mal entendido e afirmar que é veementemente contra todos os tipos de discriminação e, especialmente, contra a discriminação racial, repudiando atos desta natureza.  


É necessário esclarecer que, a despeito das recentes manifestações nas redes sociais, tomamos verdadeiras e constantes ações pela inclusão e igualdade social, em todos os níveis. Temos um quadro de funcionários diverso e inclusivo em todas as nossas três unidades.  


Contamos com mulheres e negros em cargos de gerência e na gestão de pessoas. Em nossos salões atendem em todos os turnos garçons e garçonetes com diferentes cores de pele, crenças religiosas e condição social. Nossos clientes são igualmente recebidos e bem tratados durante os quase 50 anos de existência do Buteko do Chaguinha.


Fonte: G1 Goiás   


Esta matéria é em oferecimento de:


FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA



 

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget