https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ COVID-19 NO BRASIL - País tem 169.197 mortes e 6.070.419 casos de Covid-19, diz boletim

Foto: (Reprodução) /Fotoarena / Agência O GloboPernambuco entra em alerta após aumento no numero de casos de Covid, mas ruas seguem cheias em Recife 


Nas últimas 24h, foram registrados 181 óbitos e 18.276 infectados no Brasil...


RIO — O Brasil registrou nas últimas 24 horas 18.276 casos e 181 novas mortes por Covid-19. Com isso, são 6.070.419 infectados e 169.197 vidas perdidas desde o começo da pandemia. As informações são do boletim das 20h produzido pelos veículos de imprensa.  


O consórcio, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.  


Já a média móvel de casos ficou em 29.976 e a de mortes atingiu 484.


A

"média móvel de 7 dias"
faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o
"ruído"
causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.


O Brasil continua sendo o segundo país com mais mortos, atrás apenas dos EUA. Em número de casos, o país está em terceiro, tendo sido ultrapassado pela Índia, que tem mais de 9 milhões de registros.  


Os Estados Unidos superaram neste sábado a barreira dos 12 milhões de casos registrados. O país, o mais atingido do mundo pela pandemia em números absolutos, contabiliza 12.019.960 casos, seis dias após alcançar a marca de 11 milhões de infecções. A epidemia, que deixou mais de 255 mil mortos nos Estados Unidos, atravessa fase

"exponencial"
no país, segundo autoridades sanitárias.


No mundo, os casos registrados por Covid-19 já atingiram a cifra dos 57.974.667 casos e 1.378.411 mortos, de acordo com projeto da Universidade Johns Hopkins que compila dados da pandemia em todos os países.


Testes correm risco de perder a validade O Ministério da Saúde tem estocado 6,8 milhões de testes RT-PCR, considerados o

"padrão ouro"
para diagnosticar a Covid-19, com prazo de validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. A iminência de os exames terem de ser descartados, devido ao prazo de validade próximo, foi revelado pelo Estado de S. Paulo neste domingo.


O ritmo de testagem no Brasil está aquém da meta traçada pelo Ministério da Saúde, de aplicar 42,6 milhões de testes PCR até o fim deste ano. Até agora, foram processados apenas 5 milhões, ou 20% da meta, de um total de 9,3 milhões de kits distribuídos aos laboratórios públicos do país.  


Para piorar, o ritmo de testagem vem caindo desde setembro. Mantida a quantidade média de testes processados, o país só atingirá a meta de 42,6 milhões de exames feitos em agosto de 2022, conforme mostrou o GLOBO.


Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a empresa Seegene, fornecedora dos testes, já está em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o envio dos estudos de

"estabilidade estendida"
dos testes que a pasta tem em estoque. Ou seja, uma ampliação do prazo de validade com garantia de que o exame não perdeu as propriedades de segurança.  


G20 pede cooperação acesso a vacinas 


Os países do G20 pediram neste sábado, primeiro dia de sua cúpula anual, um esforço global para facilitar o acesso às vacinas contra o coronavírus e lutar contra suas devastadoras consequências econômicas.


— Embora estejamos otimistas com o progresso no desenvolvimento de vacinas, terapias e ferramentas de diagnóstico para a Covid-19, devemos trabalhar para criar as condições para um acesso barato e igualitário a essas ferramentas para todos —
disse o rei Salman em seu discurso de abertura, sob o olhar do príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, líder de fato do país.  


Segundo um estudo britânico, realizado com profissionais de saúde na linha da frente da luta contra a pandemia do novo coronavírus, é improvável que pessoas que tiveram Covid-19 voltem a contrair o novo coronavírus durante, pelo menos, seis meses depois da sua primeira infecção.


— Isto são muito boas notícias pois podemos estar confiantes que, no mínimo a curto prazo, a maioria das pessoas que teve Covid-19 não terá outra vez —
disse David Eyre, professor no departamento de saúde da população de Nuffield da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo.


Fonte: O Globo Sociedade   



Esta matéria é em oferecimento de:


FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA

 

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget