https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG desenvolve teste rápido que detecta coronavírus pela saliva

Foto: (Reprodução) /UFG realiza em funcionários da Comurg teste rápido que detecta casos de Covid-19 pela saliva — Foto: Divulgação/Comurg

Segundo a universidade, exame fica pronto em menos de duas horas, identifica a presença do vírus já no 1º dia de sintomas e tem baixo custo. Projeto está em fase final de validação e, depois, seguirá para aprovação da Anvisa... 

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um novo teste para a Covid-19 que é capaz de detectar o vírus pela saliva. Segundo a instituição, o exame é rápido, barato e capaz de identificar a presença da doença já no primeiro dia de sintomas, além de o resultado sair em menos de duas horas, o que possibilita o tratamento e o isolamento do paciente logo no início da infecção.  


A pesquisa do teste, que foi batizado de RT-LAMP, é realizada desde março pelos institutos de Química e de Ciências Biológicas da UFG. De acordo com a coordenadora do projeto, Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, os testes estão em fase de validação.  


Até esta quinta-feira (22), cerca de 140 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passaram pelos testes. Segundo a pesquisadora, o grupo foi escolhido por conta da alta exposição ao risco de contaminação pelo vírus.  


"Nós estamos comparando o novo teste com o RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da Covid19. Até o momento, os resultados concordaram 100% com a RT-PCR",
afirmou a pesquisadora. 


Ainda segundo a pesquisadora, assim que finalizada a fase de validação, o que deve acontecer nos próximos dias, o resultado será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o teste possa ser aprovado e, sem seguida, disponibilizado em larga escala.


Sobre o fornecimento do novo teste para a população, a Secretária de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que é preciso aguardar a validação do teste antes de definir qualquer uso.  


Resultado rápido e custo baixo De acordo com a instituição, as vantagens do teste em relação aos outros tipos de exames disponíveis é que ele é mais simples e rápido. A pesquisadora explica que o resultado do RT-LAMP pode ser realizado em um tempo inferior a duas horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 6 horas.  


Além disso, o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que o PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante.  


Segundo Gabriela, a reação de amplificação do RNA é realizada em 30 minutos. A leitura dos resultados é colorimétrica, a qual permite a detecção simples e rápida, feita a olho nu.


Foto: (Reprodução) /UFG realiza em funcionários da CMTC teste rápido que detecta casos de Covid-19 pela saliva — Foto: Divulgação/CMTC


Fonte: G1 Goiás  


Esta matéria é em oferecimento de:




FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget