https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - Critério para escolher uma vacina é a ciência, e não nacionalidade, diz OMS

Foto: (Reprodução) /Margaret Harris, porta-voz da OMS, em vídeo da entidade de 2015 — Foto: Reprodução/OMS


Porta-voz da entidade afirmou que a decisão da OMS de apoiar uma vacina é baseada em ciência, e não na origem do país que a desenvolveu ao ser questionada sobre a decisão de Bolsonaro de cancelar acordo de compra da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan...


A Organização Mundial da Saúde escolhe as vacinas que apoia com base em critérios científicos, e não pela nacionalidade da empresa que as desenvolvem, disse nesta sexta-feira (23) Margaret Harris, porta-voz da entidade, ao ser questionada sobre a decisão de Jair Bolsonaro de não comprar vacinas chinesas.  


"Nós escolhemos a ciência. [A questão] não é a respeito da nacionalidade, e essa é a beleza de ser multilateral, esse é o ponto da ONU. Nós escolhemos a ciência e deveremos escolher a melhor vacina. E como se sabe, não vamos apoiar nenhuma vacina até que seja provado que ela teve o mais alto padrão de segurança e o nível certo de eficácia."


Foto: (Reprodução) /Bolsonaro desautoriza Pazuello e suspende compra da vacina CoronaVac

No começo desta semana, o Ministério da Saúde anunciou um protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.  


Na quarta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ordenou o cancelamento do acordo.  Politização da vacina Em entrevista, a vice-diretora-geral da OMS, Mariângela Simão, disse que das 10 vacinas em estados avançados de pesquisa, 4 são chinesas, uma é russa e cinco outras são de multinacionais.  


"O Brasil tem condições de avaliar, por meio da Anvisa, porque uma vacina não pode entrar no mercado antes de terminar a fase 3",
disse ela.  


"Hoje o mundo depende de muitos produtos farmacêuticos que são oriundos da China: muitos dos princípios ativos farmacêuticos, boa parte das plantas, das fábricas de produção, por exemplo, antibióticos são chinesas, vêm da China."

 Há politização em torno do tratamento da Covid-19, mas o importante, segundo a vice-diretora-geral da OMS, é que a autoridade sanitária (no caso brasileiro, a Anvisa), esteja atenta.


Fonte: G1  


Esta matéria é em oferecimento de:





FOLHA DE CATALÃO - A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget