https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CATALÃO_GOIÁS - Prefeitura de Catalão abandona o Parque Ecológico Vereda dos Buritis, e vale lembrar que na História catalana, se encontra no local o lendário - mas esquecido - Córrego do Almoço, o marco inicial de nossa Cidade.

Foto: Folha de Catalão

Moradores dos bairros Vereda dos Buritis e Santa Teresinha, reclamam do descaso e abandono do Parque Anísio de Oliveira Gomides, mais conhecido como "Parque Vereda dos Buritis", e fazem um comparativo com o Parque Calixto Abrão, e olha que está obra custou dos cofres públicos em 2009, 100 mil reais...


Após várias denúncias de moradores, a nossa reportagem visitou o local e constatou o real abandono do Parque Vereda dos Buritis - Anísio de Oliveira Gomides -, e diga-se de passagem, o bairro todo está abandonado.


Foto: Folha de Catalão

Conversando com frequentadores do local, eles reivindicaram à necessidade urgente de uma reforma e melhoria no espaço, e (inclusive colocou uma idéia de implementação de um espelho D'água como homenagem ao Córrego do Almoço), iluminação para a segurança de quem usufrui nas atividades física, laser e até mesmo na conscientização ambiental.

Foto: Jean Machado 2017

Em 2017 foi denunciado o descaso do Córrego do Almoço e pelo que notamos, não tiveram um carinho especial com o local não. Na foto acima, foi a realidade na época e uma sugestão, mas a foto abaixo não é animadora não.

Foto: Reprodução /Córrego do Almoço
"Temos aqui o marco histórico de nossa cidade, foi aqui que tudo começou, neste local foi aonde praticamente nasceu a nossa querida cidade de Catalão."
Enfatizou Henrique Costa, um frequentador do local.

Foto: Folha de Catalão

Os banheiros que ali existiam, foram destruídos e o local abandonado pelo poder público municipal. 

Vale enfatizar que a academia ao ar livre, os brinquedos e os materiais decorativos não tiveram manutenção há anos, tudo abandonado e alguns destruídos por ações de vândalos e até mesmo pelas ações do tempo (corrosões) e apodrecimento da madeira.  

Nossa redação tentou contactar a Secretarias de Obras desde o último dia (27), porém não obtivemos retorno.

Foto: Folha de Catalão

Está obra foi realizada pelo então prefeito municipal Velomar Rios, entregue à população em comemorações ao aniversário de 150 anos de Catalão. 

Foto: Reprodução (Google) Prefeito Velomar Rios inaugura o Parque Ecológico Anísio de Oliveira Gomides no Bairro Veredas dos Buritis 2009

E vale ressaltar que, de quando foi inaugurado até hoje, pouco foi feito para evitar vândalos e principalmente na deterioração natural dos equipamentos ali implementados. 

Vídeo: Folha de Catalão

Inauguração em 2009

O Parque ocupa uma área de aproximadamente 30 mil m², com a vegetação composta de árvores de pequeno, médio e grande porte e os pés de Buritis que deu o nome ao bairro, o espaço era para fortalecer as ações de educação ambiental, mas está sendo um verdadeiro descaso público municipal.


O investimento foi de R$ 100 mil e Velomar Rios disse na época 

"O Parque Ecológico Vereda dos Buritis foi à obra que escolhi como marco dos 150 anos de Catalão, porque foi aqui, no conhecido córrego do almoço, que a história da cidade começou”.
 

"No local, poderemos formar cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades e isso vai se refletir no futuro de Catalão”.
  Completou o então prefeito na época da inauguração. 


Sem poder prever o futuro, pois bem o recado foi dado, mas alguém esta esquecendo de suas responsabilidades e isso vai refletir no futuro de Catalão, não é mesmo Sr. Rios?  

Foto: Folha de Catalão

No local, a população cobra das autoridades mais segurança, uma iluminação adequada, e que possam realizar as suas caminhadas sem medo ou preocupação. A área conta com uma pista para caminhada de aproximadamente 1.200 metros.

Além de um espaço com (hoje) 7 equipamentos para ginástica precisando de manutenção e outros 3 que foram arrancados ou destruídos, tem uma quadra de areia abandonada e mal planejada e a área de lazer destinada para as crianças, por ser de madeira, já estão podres e caindo os pedaços.


Esta matéria é em oferecimento de:


Folha de Catalão - A notícia de forma direta



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget