https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ E O MUNDO? - O Planeta está entrando em uma nova Guerra Fria?

 

Foto: Reprodução /Tensão entre as duas potências coloca o mundo em alerta Getty Images

As tensões entre os EUA e a China ficaram evidentes pelos discursos de Trump e Xi Jinping na Assembleia Geral da ONU em Nova York...


A Organização das Nações Unidas (ONU) está comemorando seu 75º aniversário justo em um momento em que a ordem global pós-2ª Guerra Mundial que possibilitou sua criação está instável.  


Como observou o ex-secretário-geral da ONU Ban Ki Moon, o multilateralismo está em sério perigo.  


A política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez os Estados Unidos desprezarem desde as convenções multilaterais do Acordo de Paris até o acordo nuclear com o Irã.


Enquanto isso, a China se posiciona visivelmente como o novo apoiador das Nações Unidas. Mas a crescente influência chinesa tem um preço.  


Se Pequim está dedicando mais dinheiro para financiar agências da ONU como a Organização Mundial de Saúde (OMS), vai querer mais voz como resultado.  


As ansiedade sobre o que a rivalidade Estados Unidos-China significa para a estabilidade global foram abundantes na Assembleia Geral da ONU nesta semana.


Foto: Reprodução 


O presidente francês Emmanuel Macron não disfarçou a urgência em seu tom de voz ao dizer que o mundo de hoje não pode ficar refém da rivalidade entre a chineses e americanos.  


Essa rivalidade, que tem feito os dois países se confrontarem em tudo 

— do comércio à tecnologia — 

está se tornando cada vez mais acirrada.  


E o presidente Trump elevou ainda mais o tom de crítica de sua retórica, usando sua plataforma no cenário mundial para criticar o que chamou de 

"vírus da China". 
 

Com menos de 40 dias para a eleição nos Estados Unidos, a crítica a Pequim é parte fundamental da campanha eleitoral de Trump.  


Há um esforço de sua campanha para se desviar das críticas sobre a forma como o presidente lidou com a pandemia criticando a China por 

"exportar o vírus".  

Um mundo bipolar no qual os Estados Unidos e a China disputam a supremacia levaria a um conflito militar?


'Estamos avançando em uma direção perigosa'  


É evidente que o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, está preocupado com o que vem pela frente, ao alertar para a possibilidade de outra 

"Guerra Fria".

 "Estamos avançando em uma direção muito perigosa",
disse.

  "Nosso mundo não pode permitir um futuro em que as duas maiores economias dividam o globo — cada uma com suas próprias regras comerciais e financeiras e capacidades de internet e inteligência artificial",
declarou.  


"Uma divisão tecnológica e econômica corre o risco de se transformar inevitavelmente em uma divisão geoestratégica e militar. Devemos evitar isso a todo custo."  


Essa discussão aberta sobre as consequências de uma 

"grande divisão" 

mostra como o mundo está mudando rapidamente e como os diplomatas estão lutando para acompanhá-lo.  


O presidente da China, Xi Jinping, declarou no debate geral virtual que 

"a China não tem intenção de travar uma Guerra Fria com nenhum país". 

Essa declaração foi reveladora.  


A presidência de Donald Trump intensificou as tensões com a China, a tal ponto que as especulações sobre aonde tudo isso leva são abundantes.  


Um experiente diplomata disse à BBC na terça-feira que o debate na ONU sempre foi visto como um 

"caos criativo".
  

Quando os líderes mundiais se reuniam de boa vontade e se encontravam em reuniões privadas, a verdadeira diplomacia era feita.  


Agora é apenas o caos, disse este veterano com tristeza, perguntando retoricamente quem está no comando e qual líder mundial defende algo além de seu interesse próprio.  


Injustiças e solidariedade


Foto: Reprodução /Esta foi a primeira vez que o encontro foi virtual Getty Images


A pandemia evidenciou as injustiças do mundo, observou o secretário-geral da ONU.  


As pessoas estão sofrendo e nosso planeta está queimando, disse ele, implorando aos líderes mundiais que vejam a covid-19 como um alerta e um ensaio geral para os desafios que virão no futuro.  


Mesmo assim, uma hora depois de Guterres dizer que solidariedade é do interesse de todos para o futuro, Trump declarou que todos os líderes mundiais deveriam seguir seu exemplo e colocar seus países em primeiro lugar.


Foto: Reprodução /O resultado das eleições nos EUA, onde Biden rivaliza com Trump, vai afetar o equilíbrio mundial Reuters


Se ele for reeleito, seu unilateralismo se tornará mais pronunciado, e as Nações Unidas provavelmente serão ainda mais marginalizadas por Washington.  


O compromisso americano com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) também se enfraqueceria?  


Se Joe Biden for eleito presidente, a tensão entre Washington e Pequim poderia ser diminuída, mas a rivalidade fundamental permaneceria.  


O mundo está se realinhando, e a questão agora é como a velha ordem multilateral vai se adaptar e quem vai liderá-la.  


Fonte: R7 Notícias 



Esta matéria é em oferecimento de:





Folha de Catalão - A notícia de forma direta



Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget