
Em uma das unidades de Goiânia, apenas um profissional retornou às atividades. Em Rio Verde, portas ficaram fechadas. Apesar de determinação da Justiça, categoria contesta retorno...
Mesmo com a decisão da Justiça Federal que determinou o retorno dos médicos peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao trabalho, a retomada em Goiás tem sido gradual. Na manhã desta sexta-feira (25), só um dos dois peritos de uma agência no Setor Central de Goiânia voltou ao trabalho. No interior do estado, há agências que ainda seguem sem o serviço.
Com isso, os segurados que tinham consultas marcadas com o perito que não compareceu foram orientados a retornar para casa e reagendar uma nova data para a realização de perícia médica. Só conseguiram ser atendidos aqueles que tinham horário com o médico perito que foi à agência nesta sexta-feira.
A auxiliar de serviços gerais Vilma Pimenta tenta marcar a perícia há cinco meses. Por causa disso, ela perdeu o benefício que recebia em agosto e não consegue trabalhar por um problema na coluna.
“Está difícil, viu. Tenho minhas coisas para comprar, as contas para pagar”,disse Vilma.
Ela chegou à porta de uma agência em Goiânia antes mesmo do horário de abertura, mas logo foi informada de que teria que remarcar, mais uma vez, o tão aguardado atendimento. Para um dos beneficiários, o corte do ponto estabelecido na decisão da Justiça Federal não resolveu o problema.
“Só cortar o ponto não é suficiente. Não é justo o servidor trabalhar por 25 anos e, quando vem fazer uma perícia, não ter profissional para fazer o atendimento, nem que seja para negar”,afirmou.
Interior de Goiás
No interior do estado, a situação é ainda pior. Apesar da realização de inspeção nas agências, que liberou o funcionamento delas, muitas ainda não abriram as portas. Em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, os segurados reclamam da falta de informações.
“A gente tenta remarcar por telefone e não consegue, aí nós viemos aqui. Chegando aqui, o rapaz deu um número de Whatsapp para a gente tentar falar com eles e ver o que eles fazem pela gente”,disse a beneficiária Nelcimar Rodrigues.
Segundo o gerente-geral do INSS em Rio Verde, as agências devem retomar o funcionamento na próxima semana.

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Fila na porta da agência do INSS do Centro de Goiânia, Goiás
Polêmica sobre retorno
A determinação do retorno dos médicos peritos do INSS ainda é polêmica entre a categoria. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) chegou a conseguir uma liminar que suspendia a decisão de retorno e do corte do ponto de quem não retornasse ao trabalho.
No entanto, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu na quarta-feira (23) e conseguiu suspender a liminar que impedia a volta dos peritos às agências do INSS. A decisão foi do desembargador Francisco de Assis Betti, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, proferida na quinta-feira (24).
Com isso, todos os médicos peritos do INSS deveriam retornar ao trabalho nas respectivas agências a partir da manhã desta sexta-feira, o que não ocorreu em várias unidades.
A ANMP diz que as agências do INSS ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária. O INSS informou, no entanto, que já fez as vistorias necessárias em todas as salas das agências do estado e disse que elas estão aptas para que os peritos exerçam o trabalho com segurança em meio à pandemia.

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Muitos goianos seguem sem conseguir passar por perícia no INSS, em Goiânia, Goiás
Fonte: G1 Goiás
Esta matéria é em oferecimento de:

Folha de Catalão - A notícia de forma direta
Postar um comentário