https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ CLIMA E TEMPO - Onda de calor histórica: Termômetros devem passar dos 45ºC nesta semana

Foto: Reprodução /(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)


No Paraná as máximas nas regiões norte e oeste devem chegar a 42ºC...


Uma grande massa de ar seco e quente deve atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta semana, com as máximas chegando a 45ºC. De acordo com a MetSul, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões.


O fenômeno trata-se de uma bolha de ar quente, em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos de subsidência (descendente) na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. 


A estiagem que afeta o Brasil também colabora para que o clima fique ainda mais quente e seco.  


O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália.   


Onda de calor – temperaturas Segundo dados da MetSul, o calor será intenso durante toda a semana, porém, entre quarta e quinta-feira devem ser registradas as maiores temperaturas com possibilidade de quebra de recorde em muitas cidades.  


A cidade de São Paulo enfrentará calor como poucas vezes ou talvez nunca testemunhou. As máximas previstas pela MetSul para a semana, com base na referência da estação do Mirante de Santana, são de 32ºC a 33ºC nesta segunda-feira, ao redor de 26ºC a 27ºC na terça, 35ºC a 36ºC na quarta, 37ºC a 38ºC na quinta, 38ºC a 39ºC na sexta e caindo para 24ºC ou 25ºC no sábado com chuva e risco de temporais.  


Goiás e Triângulo Mineiro

O calor será muito intenso ainda no Sul de Goiás e no Triângulo Mineiro. As máximas projetada pelo modelo norte-americano GFS chegam a 41ºC a 43ºC para o Sul goiano e a área mais ao Oeste do Triângulo.
  

O Sul do Brasil também sofrerá os efeitos da canícula, especialmente o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Máximas acima de 40ºC devem ser esperadas no Oeste e no Norte paranaense. 


Uma corrente de jato mais uma vez potente vai transportar ar muito seco e quente da Bolívia e do Paraguai, onde as máximas podem atingir 44ºC a 46ºC com novos recordes absolutos, para o Sul do país. Junto, novamente, virá muita fumaça.



Fonte: R7 - Ricmais  


Esta matéria é em oferecimento de:





Folha de Catalão - A notícia de forma direta


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget