https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ IRIS REZENDE MACHADO - Iris Rezende anuncia que não vai se candidatar à prefeitura de Goiânia e deixa a vida pública: 'Encerro minha carreira política'

Foto: Reprodução /TV Anhanguera

Aos 86 anos, o atual prefeito da capital afirmou que não se manterá na vida política. Ele já foi ministro da Justiça, senador e governador de Goiás...

Aos 86 anos, o prefeito Iris Rezende (PMDB) anunciou, na manhã desta terça-feira (25), que não vai se candidatar à reeleição para a prefeitura de Goiânia nas eleições de 2020. Em coletiva à imprensa, Iris informou que encerrou sua carreira política. Em 2017, ele se elegeu pela quarta vez à frente do município.

"Não serei candidato. Encerro neste momento a minha carreira política", afirmou.

Durante o anúncio, o prefeito fez agradecimentos e disse que seu sentimento era de 
"gratidão". 
O gestor também comentou que a sua afinidade com a política é um 
"dom de Deus".

"Sempre disse e continuo a repetir: a política é um sacerdócio. Fazer o bem sem olhar a quem - um dom que Deus me deu", mencionou.

O anúncio contou com a presença de secretários e vereadores. Emocionado, Iris disse que vai cumprir com todas as atividades até o final do mandato e afirmou que todas obras em construções serão entregues.

"Todas as construções em andamento contam com recursos em caixa para conclusão até o fim do meu mandato", afirma.

Em julho de 2016, o prefeito chegou a anunciar o fim da carreira política após ser derrotado nas eleições para governo estadual. À época, o atual prefeito, disse que já estava com sua 
“missão cumprida”. 
Meses depois, ele voltou atrás da decisão e se candidatou.

Foto: Reprodução /Guilherme Rodrigues/G1 /Iris Rezende anunciou fim da carreira política em coletiva de imprensa em Goiânia, Goiás


Trajetória política 

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, região sul de Goiás. Em 1949, aos 15 anos, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador. 

Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim. 

Durante o período em que ele ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. 

“Foi a época que eu fui militar minha advocacia, enquanto muitos cassados se exilaram em outros países, eu fiquei aqui mesmo, não tinha nada a esconder. Montei um escritório de advocacia com bons mestres e, de repente, meu escritório era um dos que tinha maior número de ações ajuizadas deste país, foi um sucesso”, relembrou. 

Após o fim da ditadura militar, Iris foi eleito governador por dois mandatos, governando o estado de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney, de 1986 a 1990.

Em 1994, Iris Rezende foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). 

O último cargo público ocupado por Iris foi o de prefeito de Goiânia. Ele foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, mas abandonou o cargo em 2010 para disputar ao governo estadual. Tanto nas Eleições 2010 quanto em 2014, Rezende foi derrotado pelo adversário Marconi Perillo (PSDB). 

Iris Rezende reassumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.


Fonte: G1 Goiás



Esta matéria é em oferecimento de:




Folha de Catalão - A notícia de forma direta
Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget