https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ GRAVIDEZ EM PLENA PANDEMIA - Infectologista dá dicas para gestantes de como evitar contaminação pelo coronavírus durante a amamentação

Infectologista dá dicas para gestantes de como evitar contaminação pelo coronavírus
Foto: Reprodução /Jornal Anhanguera


Juliana Caetano Barreto afirma que não há estudos que indiquem que o leite materno seja um meio transmissor, caso a mãe esteja com Covid-19. Dicas fazem parte do projeto 'Leve a Vida', da TV Anhanguera...

A infectologista Juliana Caetano Barreto dá dicas de como manter a prevenção ao coronavírus durante a gravidez e, principalmente, durante a amamentação. Segundo ela, ainda não há estudos que indiquem que o leite materno seja um meio transmissor, caso a mãe esteja com Covid-19. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados. As dicas fazem parte do projeto Leve a Vida, da TV Anhanguera. 

“A mãe com Covid positivo deve e pode amamentar. Ainda não foi comprovado por nenhum estudo científico que há a transmissão pelo leite materno da mãe para o bebê. Pela questão de proximidade é importante tomar banho antes de amamentar e higienizar bem a mama’, explica a infectologista. 

O projeto Leva a Vida foi desenvolvido pela TV Anhanguera para abordar as transformações do cotidiano por causa da pandemia. A proposta é que, toda semana, pelo menos um profissional dê orientações sobre saúde, economia, educação, segurança e entretenimento. Como neste mês há a campanha 
"agosto dourado”,
 que fala sobre a amamentação, esse é o tema da semana. 

A fonoaudióloga Larissa Medeiros está grávida de sete meses e conta que está com muito medo do pós-parto e dos cuidados que deve ter com o bebê.

“Vou ter que ir para o hospital que é um ambiente contaminado. E se eu pegar? Como vai ser para eu amamentar? Vou ter que usar máscara em casa quando estiver com meu filho?”, questiona.

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Larissa Medeiros está grávida de sete meses e teme contaminar o bebê 

A infectologista explica que, caso a mãe teste positivo para Covid-19, é importante o uso de máscara durante a amamentação. Também sempre é necessário higienizar bem as mãos antes de ter contato com o bebê. Outra dica é tentar amamentar o neném sem contato. 

“Caso se sinta mais segura retirando o leite por algum meio de sucção, também é uma possibilidade. A mamãe tem que estar de máscara para amamentar o bebê. A cada amamentação, uma máscara nova”, orienta. 

As dúvidas se estendem também para a bacharel em direito Mirella Dieck, que está grávida de quatro meses. Ela explica que ainda não sabe como deve lidar com todos os procedimentos para evitar que a filha se contamine. 

“Descobrir a gravidez em meio à pandemia foi um mix de sentimentos. Fiquei muito feliz com a notícia, mas fiquei com bastante medo e preocupada, principalmente por ser um momento novo que gera mais insegurança ainda’,
 conta A infectologista lembra que o aleitamento materno é um elo eterno com o bebê e que transmite muitos anticorpos que são importantes para a criança. Ela releva ainda que as gestantes estão evoluindo bem e que não é preciso pânico, apenas cuidado e proteção.

“É preciso ter bastante cuidado, mas não entrem em pânico. É um momento de risco, mas a gestantes têm evoluído bem. Tem que ter os cuidados como um todo. Uso de máscaras, evitar aglomerações”, afirma a infectologista.

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Mirella Dieck grávida de quatro meses, em Goiânia 


Fonte: G1 Goiás    



Está matéria é em oferecimento de:





Folha de Catalão - A notícia de forma direta


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget