https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ GOIÁS METEOROLOGIA - Meteorologista crê que massa de ar polar não deve reduzir tanto a temperatura em Goiás como o esperado e prevê mínima de 10ºC

Frente fria pode derrubar temperaturas em Goiás
Foto: Reprodução /Bom dia Goiás

Inicialmente, a previsão era de que Chapadão do Céu marcasse 3ºC, no sábado. Em Goiânia, mínima deve ficar entre 11ºC e 13ºC...

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informou, nesta quinta-feira (20), que as temperaturas em território goiano não devem reduzir tanto quanto o previsto no início da semana, em decorrência do avanço de uma massa de ar polar pelo Brasil. Antes, a temperatura mínima esperada era de 3ºC em Chapadão do Céu, no sábado (22). Agora, subiu para 10ºC. 


"Temos que entender que a atmosfera é dinâmica. Acenava temperaturas mais baixas. Mas são previsões que mudam dia a dia. Na região sudoeste do estado pode ter registros menores", explica André Amorim, gerente do Cimehgo. 

Em Goiânia, a temperatura mínima pode ficar entre 11ºC e 13ºC no final de semana. Enquanto o frio não vem, a capital teve, na quarta-feira (19), a temperatura mais alta do ano. 

André ressalta que não é comum Goiás registrar baixas temperaturas em agosto. 
“O avanço dessa massa de ar veio da Argentina e chegou ao Brasil, passando pelo sudoeste do país até chegar na região central. É algo atípico no mês de agosto essa queda de temperatura em Goiás”, diz o gerente do Cimehgo. 

Veja as previsões em algumas cidades: 

Sexta-feira (21) 


  • Goiânia: min. 17ºC e max. 33ºC  
  • Aragarças: min. 18ºC e max. 34ºC  
  • Jataí: min. 14ºC e max 31ºC  
  • Catalão: min. 16 ºC e max. 32ºC

Sábado (22) 


  • Goiânia: min. 13ºC e max. 30ºC  
  • Aragarças: min. 11ºC e max. 32ºC  
  • Jataí: min. 12ºC e max. 28ºC  
  • Catalão: min. 15 ºC e max. 30ºC 


Domingo (23) 


  • Goiânia: min. 14ºC e max. 30ºC  
  • Aragarças: min. 16ºC e max. 34ºC  
  • Jataí: min. 12ºC e max. 27ºC  
  • Catalão: min. 14 ºC e max. 27ºC 


As previsões foram feitas pelo Cimehgo às 14h desta quinta-feira (20).

Foto: Reprodução /Murillo Velasco /G1 Massa de ar frio contribui para temperaturas mais amenas em Goiânia 

Cuidados com a saúde 

O sobe e desce de temperatura em meio ao tempo seco que tem chegado prejudica a saúde, principalmente para quem já tem algum tipo de alergia ou problemas respiratórios. O estudante Pedro Henrique conta que tem rinite alérgica e que sofre bastante nesta época do ano. 


“Eu começo a espirrar desesperadamente. Meu olho começar a lacrimejar, às vezes eu tusso e eu fico com vontade de coçar meu rosto até essa sensação parar”, relata. 

A alergista e imunologista Lorena Diniz alerta que é preciso ter cuidados pois, segundo ela, o corpo acaba diminuindo um pouco a produção do sistema imunológico. Ela afirma que é preciso manter uma boa hidratação. 


"O remédio é uma boa hidratação. Manter um ambiente úmido e arejado e uma boa alimentação. Uma alimentação saudável”, explica.

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Tempo deve ter temperaturas mais amenas em Goiânia 

Tempo Seco 

André conta que a umidade relativa do ar não deve aumentar de forma significativa. 
“A umidade relativa do ar ideal é de 60%. Em Goiás, ela tem registrado 20%, ou seja, muito abaixo. Com a queda de temperatura, ela deve subir até 28%, o que não é algo considerável para melhorar o tempo seco”, diz. 

O Cimehgo informou que Goiânia está há 89 dias sem chuva, o último registro foi no dia 23 de maio. De acordo com André, a umidade relativa do ar só deve melhorar com a chegada da chuva. 


“A atmosfera está seca e, para melhorar, só com a chuva, que por enquanto está sem previsão pelos próximos 10 dias. Precisamos aguardar, mas a previsão é de mais frio do que chuva“, avalia André.


Fonte: G1 Goiás



Está matéria é em oferecimento:





Folha de Catalão - A notícia de forma direta




Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget