https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ GOIÂNIA - Prefeitura de Goiânia testa aparelho que deixa escorpião 'brilhando' para facilitar captura

Foto: Reprodução


Trata-se de uma lanterna com raios ultravioleta, que faz animal ficar fluorescente, facilitando sua visualização, principalmente no período noturno...


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou a realizar testes com um novo equipamento para facilitar a localização de escorpiões pela cidade. Trata-se de uma lanterna ultravioleta que deixa o animal fluorescente, ou seja, "brilhando", tornando sua captura mais fácil, principalmente à noite. 

Os testes tiveram início na quarta-feira (5), no Setor Leste Universitário. Eles serão realizados até dezembro e, se constatados resultados satisfatórios, pode ser adotado de forma definitiva. No escuro, a luz ultravioleta deixa o escorpião com uma cor mais forte e viva, como explica o veterinário do Centro de Zoonoses, Armando Oliveira. 

Por isso, as ações de busca e captura se concentram no período noturno, que também é o período preferido do animal para sair em busca de alimento. "A luz ultravioleta, através de seus raios, em contato com a carapaça do escorpião, atinge essa fluorescência, essa tonalidade esverdeada. Com isso, a gente passa a visualizar ele mais e fica mais fácil capturar ele a noite", explica.

O principal foco das buscas é o escorpião amarelo, uma espécie bastante venenosa e que se multiplica de forma muito fácil. 
"O escorpião amarelo é um dos mais venenosos além de ser um grande reprodutor. Nessa espécie não tem macho, ele reproduz com uma quantidade razoável", pontua. 
A medida foi tomada diante do aumento de números de denúncias feitas por moradores de que encontraram escorpiões em vários bairros da capital. 

De acordo com a SMS, em 2019, foram registrados 230 acidentes com escorpiões na cidade. Já neste ano, esse número já é de 130.


Fonte: G1 Goiás



Está matéria é em oferecimento.




Folha de Catalão - A notícia de forma direta
Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget