https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ EMPREGO NA PANDEMIA - Mesmo com pandemia do coronavírus, Goiás teve mais contratações do que demissões em dois meses

Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Anápolis, em Goiás, foi uma das cidades com saldo positivo na geração de emprego 


Cidades que mais se destacaram em julho foram Cristalina, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde. Entre os setores que mais abriram postos de trabalho estão indústria, construção civil e comércio...

Mesmo com a crise provocada pela pandemia de coronavírus, Goiás fechou o segundo mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos. As cidades que mais se destacaram no período foram Cristalina, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde. Em junho e julho, o estado ficou entre os que mais criaram vagas e houve mais contratações do que demissões, segundo uma pesquisa divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Em todo o estado, o setor que mais abriu postos de trabalho foi a indústria, seguido da construção civil e do comércio. 

Em julho, Goiás teve 36.587 admissões contra 31.658 demissões, gerando um saldo de 4.929 pessoas admitidas. Entre as cidades que mais se destacaram em julho, estão Cristalina, Anápolis e Aparecida de Goiânia. 

Em junho o estado também ficou com saldo positivo, de 4.334. No mês, foram 34.850 pessoas foram contratadas, enquanto 30.516 foram demitidas. Além de Cristalina e Anápolis, Rio Verde também estava entre os municípios que mais geraram emprego. 

Apesar da tendência de melhora, os dados do Caged apontam que Goiás ainda tem saldo negativo em relação ao semestre de 2020, já que março, abril e maio geraram mais demissões do que contratações. Ao todo, foram 800 demissões a mais do que o número de contratações, conforme o cadastro.

Anápolis 

Em julho, Anápolis admitiu 3.164 pessoas e demitiu 2.456, gerando saldo positivo de 708. No mês anterior o saldo foi de 338, já que foram 2.835 admissões e 2.497 demissões. 

Na cidade, a indústria farmacêutica é a que mais abriu oportunidades. O diretor de uma indústria farmacêutica, Jailton Batista, conta que a empresa dele contratou mais de 100 pessoas só em julho. 

“É um segmento que diz respeito ao tratamento das pessoas que estão doentes, então, as farmácias permaneceram abertas, e as indústrias foram demandadas, sobretudo para aqueles produtos que entram na terapia do coronavírus”, disse. 

A secretária de Desenvolvimento Social de Anápolis, Erizânia de Freitas, disse que o crescimento de gerações de emprego aconteceu de forma mais
 “fortalecida”
 justamente porque perdeu-se um grande número de funcionários nos meses de março a maio. 
“No início da pandemia, nós tivemos uma queda. Nós fechamos o mês, inclusive, com saldo negativo, então, nós conseguimos recuperar nos últimos três relatórios. O estado de Goiás e Anápolis recuperou, e é muito importante entender que os incentivos dos governos têm feito com que essas empresas continuem agora voltando a essa contratação”, disse.
Foto: Reprodução /TV Anhanguera /Cristalina foi a cidade goiana que teve maior saldo positivo na geração de empregos em julho

Cristalina 

Em julho, Cristalina admitiu 1.195 pessoas e demitiu 204, gerando saldo positivo de 991. No mês anterior, o município contratou 474 pessoas e demitiu 227, ficando com saldo de 247. 

Na cidade, que ficou em primeiro lugar no saldo de geração de emprego em julho, a agricultura foi a responsável por impulsionar o crescimento das vagas. Na cidade, ocorre no momento a terceira safra de feijão. 

A auxiliar de produção Rayely de Moraes conta que morava no Maranhão e veio para a cidade goiana em busca de oportunidades de emprego. Ela disse que ficou “muito feliz” ao conseguir a vaga. 

“Eu vim para cá para ver se conseguia emprego e graças a Deus, assim que eu cheguei, eu consegui oportunidade aqui, e eu fiquei muito feliz”, disse.
Foto: Reprodução /Murillo Velasco /G1 /Mesmo com pandemia do coronavírus, Rio Verde teve mais contratações do que demissões em dois meses 

Rio Verde 

Em julho, Rio Verde admitiu 1.447 pessoas e demitiu 1.386, gerando saldo positivo de 61 pessoas. Em junho, o município contratou 1.610 pessoas e demitiu 1.260, gerando saldo de 350 pessoas. 

Por conta da pandemia, Francyllyo Souza Oliveira conta que teve que fechar a empresa de salgados que tinha, em Rio Verde. Só em julho, ele conseguiu emprego de auxiliar de padaria, em um supermercado da cidade. Ele conta que antes de conseguir o emprego, se sentia em um 
“beco sem saída”.

“As contas foram chegando, foi atrasando boleto, aluguel atrasado, talões atrasados e eu me vi em um beco sem saída. Eu era autônomo, dependia das vendas e as vendas caíram bastante. Então, o meio que eu tive foi procurar um emprego”, lembra. 

Aparecida de Goiânia Em julho, Aparecida de Goiânia admitiu 3.686 pessoas e demitiu 3.120 pessoas, gerando saldo positivo de 566 pessoas. No entanto, no mês anterior, a cidade admitiu menos pessoas do que contratou, ficando com saldo negativo de -68 pessoas.


Fonte: G1 Goiás



Esta matéria é em oferecimento de:



Folha de Catalão - A notícia de forma direta
Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget