https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ UBERLÂNDIA-MG - Abertura de novas empresas em Uberlândia é cinco vezes maior que encerramentos mesmo na pandemia, diz Prefeitura.

Foto: Reprodução /Vista de Uberlândia do bairro Santa Maria; ao fundo, shopping e conglomerado empresarial da cidade — Foto: Rodrigo Scapolatempore/G1

Dados são de 20 de março até 21 de julho, contabilizados pelo sistema Integrador, que unifica informações entre Município, Estado e União. Novos cadastros de MEIs são mais que o dobro do que baixas...


Apesar dos impactos econômicos negativos da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia divulgou, nesta segunda-feira (27), que a formalização de novas empresas na cidade foi cinco vezes maior entre 20 de março e 21 de julho, com 1.496 constituições contra 278 encerramentos. 

As informações, que segundo o Município referem-se a empresas de pequeno, médio ou grande porte, são fornecidas pelo sistema "O Integrador", que unifica dados sobre registro e legalização de empresas entre Município, Estado e União.  

MEIs  

Conforme a Prefeitura, entre os microempreendedores individuais (MEIs), o desempenho também foi positivo. Nesse segmento, 4.373 pessoas decidiram empreender, o que significa mais que o dobro das 1.644 que deram baixa no registro no mesmo período.  

Considerando aberturas e baixas de empresas e MEIs juntos, Uberlândia registrou uma formalização de negócios três vezes maior que o número de fechamentos nos últimos quatros meses.  

Na cidade, foram 1.922 baixas contra 5.869 constituições, somando-se os dois segmentos, conforme indicou o índice municipal.  

Estratégias  

Ainda segundo a Prefeitura, manter a economia aquecida durante e após a pandemia do novo coronavírus é um dos grandes desafios que o país enfrenta. E os dados do sistema Integrador apontam que o empreendedorismo característico da cidade pode fazer a diferença nesse cenário.

Mais Negócio  Apoiar o empreendedorismo é uma das políticas locais para fortalecer a cidade e a população. A mais recente iniciativa é a criação da plataforma 
“Mais Negócio”, 
uma página virtual que serve como espaço de divulgação para todos os tipos de negócios.  

A ideia é garantir que comércios e prestadores de serviços possam anunciar e ampliar sua visibilidade. A iniciativa oferece, ainda, serviços de capacitação com foco em marketing digital e cursos profissionalizantes, tudo gratuitamente.  

Sebrae e consultoria  

Segundo a Administração, há também, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), o projeto Agente Local de Inovação (ALI), que leva consultoria gratuita para micro e pequenas empresas em busca de ideias e práticas inovadoras.  

Desde outubro do ano passado, 160 empreendimentos locais foram beneficiados. No segundo ciclo, cujas inscrições estão abertas, outros 180 negócios contarão com orientações profissionais para impulsionarem seus produtos.


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget