https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ FUTEBOL PAULISTÃO - Guia mostra o que pode acontecer no domingo a partir das 16h; a Ponte Preta, por exemplo, pode escapar do rebaixamento e também se classificar com um empate

Foto: Reprodução /Nove dos 16 times chegam à última rodada do Paulistão brigando por mata-mata ou contra rebaixamento — Foto: GE


Três vagas às quartas e seis times ameaçados: o que está em jogo na última rodada do Paulistão...


A última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista promete fortes emoções neste domingo. São três vagas em jogo para as quartas de final, com o Corinthians na briga, além de uma disputa acirrada contra o rebaixamento entre seis times. 

O GloboEsporte.com preparou um guia para você ficar por dentro do que pode acontecer quando a bola começar a rolar para os oito jogos. Todos valem alguma coisa.

Veja os confrontos da última rodada: 


  • Guarani x São Paulo (Globo e SporTV) 
  • Oeste x Corinthians (Premiere) 
  • Palmeiras x Água Santa (Premiere) 
  • Novorizontino x Santos (Premiere) 
  • Ferroviária x Inter de Limeira (Premiere) 
  • Mirassol x Ponte Preta (SporTV 3) 
  • Bragantino x Botafogo (Premiere) 
  • Santo André x Ituano (Premiere) 


Dos quatro grandes, apenas o Corinthians ainda não confirmou a vaga. Outros seis times seguem na briga para avançar: Guarani, no mesmo grupo do Corinthians (o D); Água Santa, Ponte Preta e Oeste (no Grupo A); Mirassol e Inter de Limeira (no Grupo C). 

Na parte de baixo da tabela, ninguém ainda teve o rebaixamento sacramentado. Ainda correm risco Oeste, Ponte Preta, que entram na rodada dentro da degola, Água Santa, Ituano, Botafogo-SP e Ferroviária. Dois deles vão cair para a Série A2 ao fim do dia. 

O regulamento abre brechas para situações inusitadas. Ao mesmo tempo em que estão ameaçados de queda, Água Santa, Oeste e Ponte podem chegar às quartas de final. A Ponte, por exemplo, pode escapar da degola e também se classificar com um empate - desde que seja ajudada por outros resultados.

Como está a situação de cada grupo 

Foto: Reprodução /Grupo A do Paulistão 


O Santos já tem a liderança assegurada e espera pelo seu adversário, que sairá da disputa entre três dos piores times no aproveitamento geral. O Água Santa depende apenas de si. Se vencer o Palmeiras, não pode ser alcançado por Ponte Preta e Oeste. Em caso de empate, torce para Ponte e Oeste não ganharem seus jogos. E se perder, os dois concorrentes não podem pontuar, já que levariam vantagem no número de vitórias. 

Para a Ponte, a vitória representa a classificação desde que o Água Santa não ganhe do Palmeiras. Já se empatar, avança com uma derrota do Água Santa e no máximo um empate do Oeste por levar vantagem nos critérios de desempate. Passando às quartas de final, a Macaca está consequentemente livre do rebaixamento.

Fonte: Reprodução /Ponte chega pressionada para a última rodada — Foto: Luiz Guilherme Martins/ PontePress

O mesmo vale para o Oeste. O time de Barueri passa ganhando do Corinthians e com Água Santa e Ponte não vencendo. Se empatar, torce por derrota dos outros dois (passaria a Ponte em pontos e teria uma vitória a mais que o Água Santa). 

Foto: Reprodução /Grupo B do Paulistão  

Com Santo André e Palmeiras já classificados, a definição pendente é em relação à liderança. O Santo André depende de si contra o Ituano, mas, se empatar ou perder, ficará na torcida para o Palmeiras não ganhar do Água Santa. Já ao Verdão, apenas a vitória interessa - e ainda precisa que o Ramalhão não some três pontos. Se empatar, o Palmeiras não vira primeiro colocado nem com derrota do concorrente por ter uma vitória a menos.

Foto: Reprodução /Grupo C do Paulistão  

O São Paulo já está classificado, mas ainda não assegurou a liderança. Precisa ganhar do Guarani para não ficar na dependência do resultado do Mirassol, que, por sua vez, joga por um empate para carimbar a vaga às quartas de final, e se vencer a Ponte ainda pode terminar em primeiro desde que o São Paulo não ganhe. 

A Inter também está na briga pela segunda colocação. Precisa vencer a Ferroviária e torcer por uma derrota do Mirassol. Os times ficariam empatados com 17 pontos, mas a Inter teria uma vitória a mais: 5 a 4. 

Foto: Reprodução /Grupo D do Paulistão  

Com o Bragantino já garantido até mesmo na liderança, Guarani e Corinthians lutam pela segunda vaga da chave. O Guarani entra em campo dependendo apenas de uma vitória simples sobre o São Paulo para não ter de secar o Corinthians, que por sua vez, torce por uma vitória do rival para avançar com qualquer triunfo em cima do Oeste. 

A disputa vai para o saldo de gols se o Guarani empatar e o Corinthians ganhar. No momento, o Bugre tem um gol de vantagem (4 a 3). Neste cenário, o Corinthians teria de ganhar a partir de dois gols de vantagem. 

Há ainda a possibilidade de os times igualarem em vitórias, saldo e gols a favor, o que levaria o desempate para o número de cartões vermelhos (o Guarani tem uma, contra três expulsões do Corinthians). 

Se o Timão empatar, não tem mais chance de classificação.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians /Corinthians disputa a vaga com o Guarani 

E a briga contra o rebaixamento?

Foto: Reprodução /Disputa contra a degola  

Veja abaixo o que cada time precisa fazer para se livrar:

Ferroviária 

  • Se ganhar: está livre sem depender de outros resultados. 
  • Se empatar: no máximo três concorrentes podem vencer (perderia no número de vitórias para Oeste e Ponte em caso de igualdade em 13 pontos). 
  • Se perder: torce por tropeços de três dos outros cinco times ameaçados. 


Botafogo-SP 

  • Se ganhar: está livre sem depender de outros resultados. 
  • Se empatar: torce para que três entre Ituano, Água Santa, Ponte e Oeste não vençam. Se quatro deles ganharem, escapa se a Ferroviária perder, pois levaria vantagem no número de vitórias. 
  • Se perder: teria de torcer para no máximo dois times ultrapassarem. Neste cenário, qualquer um entre Ituano, Água Santa e Ponte e Oeste deixariam o Bota para trás com um empate (Ituano e Água Santa passariam em pontos, e Ponte levaria a melhor no saldo). 


Ituano 

  • Se ganhar: escapa sem depender de ninguém. 
  • Se empatar: torce para um entre Água Santa e Botafogo-SP perder. Caso contrário, não pode ser ultrapassado por dois entre Água Santa, Ponte e Oeste. Neste cenário, qualquer um só deixaria o Ituano para trás em caso de vitória. 
  • Se perder: seca pelo menos dois entre Água Santa, Ponte e Oeste. O Água Santa passa em pontos se empatar, e se perder também a definição vai para o saldo (-5 a -7 hoje a favor do Ituano). Já Ponte e Oeste levariam vantagem no número de vitórias se ao menos empatassem. 


Água Santa 

  • Se ganhar: escapa sem depender de ninguém. 
  • Se empatar: precisa ficar à frente de dois entre Botafogo-SP, Ituano, Ponte e Oeste. Botafogo-SP e Oeste teriam de perder, enquanto Ponte e Oeste podem no máximo empatar. 
  • Se perder: seca pelo menos dois entre Ituano, Ponte e Oeste. O Ituano passa em pontos se empatar e se perder também a definição vai para o saldo (-5 a -7 hoje para o Ituano). Já Ponte e Oeste levariam vantagem no número de vitórias se ao menos empatassem.


Ponte Preta 

  • Se vencer: chega a 13 e precisa que pelo menos um entre Água Santa, Ituano, Botafogo-SP e Ferroviária não ganhe. 
  • Se empatar: chega a 11 e precisa que um entre Água Santa, Ituano e Botafogo-SP, com 11, não pontue, já que levaria vantagem nos critérios de desempate com qualquer um deles, seja por número de vitórias ou saldo, e que o Oeste não vença o Corinthians. 
  • Se perder: está rebaixada à Série A2. 


Oeste 

  • Se vencer: chega a 13 e precisa que pelo menos dois entre Ponte, Água Santa, Ituano, Botafogo-SP e Ferroviária não ganhem. 
  • Se empatar: chega a 11 e seca dois entre Ponte, Água Santa e Ituano. Todos teriam de perder (passaria a Ponte em números e levaria vantagem sobre Água Santa e Ituano no número de vitórias). 
  • Se perder: está rebaixado à Série A2.


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget