https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ Revista Conexão Literária - Com Destaque, à Entrevista com a Autora Catalana Ana Ferreira e o livro “Luan Luz e o Planeta Arco-Íris”



Foto: Ana Ferreira
A Revista Conexão Literatura, me trouxe a oportunidade de falar sobre essa nova obra, com as ilustrações do meu sobrinho artista, Murillo Souza Melo.

Ana Ferreira, natural de Catalão/Go, especialista em gestão de pessoas e marketing pela Universidade Federal de Goiás, estudante de mestrado em estudos da linguagem, na mesma Universidade. Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás, do NALAP – Núcleo de Letras e Artes de Portugal, da Academia Luminescence da Devoção as Artes e Letras – Sucursal Brasil (Academie Du Dévouement National – France), também da Academia Mineira de Belas Artes. Autora do livro “Expressando Sentimentos,” publicado pela Editora Porto de Lenha, Gramado/RS, dentre outras obras com visibilidade nacional e internacional. Possui algumas premiações em reconhecimento ao seu trabalho literário.

ENTREVISTA:  

Conexão Literatura: 

Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Ana Ferreira: 

Desde muito jovem, sempre fui apaixonada pela escrita e a leitura fazia parte da minha rotina diária. Era muito tímida, retraída, calada. Então, buscava nos livros, um refúgio para não sentir-me tão sozinha no meu mundo imaginário. Sempre fui ótima aluna nas disciplinas de redação e literatura. Eu percebia que poderia me libertar através das minhas palavras descritas em pedaços de papel, nelas eu perdia minha timidez. Expressava meus sentimentos. Desde sempre, apreciava a pesquisa, acabei indo pelo caminho acadêmico voltado a gestão administrativa, minha primeira graduação é em Ciências contábeis. Fiquei focada em publicações de artigos de natureza científica. 
No ano de 2017, comecei  a escrever poemas num perfil do facebook que criei com o intuito de manter-me no anonimato. Mas, a interação com o público foi intensa e comecei a escrever relatos reais, de personagens virtuais que mantive um laço de amizade. Eram textos que refletiam a realidade e muitos acabavam compartilhando por se identificarem com o que estava escrito. 
Com essa notoriedade, convites para participar de coletâneas entre autores, forma surgindo e alguns prêmios chegando como reconhecimento foi me impulsionando a encarar esse desafio como profissão e desde então, já são vários títulos com a autoria Ana Ferreira. Porém, o desejo de oferecer obras literárias com base fundamentada, voltei para universidade e atualmente sou graduanda no curso de letras e mestranda em estudos da linguagem, com a linha da pesquisa voltada a literatura. Sou contadora por formação e escritora por amor.


Foto: Ana Ferreira, o Livro com ilustrações do meu sobrinho artista, Murillo Souza Melo.


Conexão Literatura: 

Você é autora do livro “Luan Luz e o Planeta Arco-Íris”, com ilustração de Murillo Souza. Poderia comentar?   

Ana Ferreira: 

Luan Luz e o Planeta Arco-Íris é uma pequena fábula infantil, com as ilustrações do meu sobrinho Murillo Souza, um garotinho prodígio de apenas 11 anos de idade, com uma habilidade nata na arte de desenhar. Estamos com o livro para ser lançado, aguardando apenas o momento oportuno e iniciamos uma campanha no Catarse, site de financiamento coletivo, para a impressão dos exemplares, que irão ser doados. Uma maneira que encontramos para incentivar a cultura literária aos pequenos leitores. A historinha fala dos desafios do garotinho Luan, que precisou superar o medo e vencer os desafios. Fala também que a diferença está nos corações de quem não conhece o amor. Somos todos iguais e se fizermos um trabalho em equipe, a vitória é certa.

Conexão Literatura: 

Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir sua trilogia?   

Ana Ferreira: 

Para todo e qualquer trabalho, para que seja bem executado, requer conhecimento e pesquisa. Cada trabalho que faço, prezo pela qualidade, independentemente do tempo que levar para sua construção. Sou detalhista e é o que exijo de mim mesma: apresentar uma obra que irá impressionar meus leitores.  

Conexão Literatura: 

Poderia destacar um trecho que você acha especial em seu livro?   

Ana Ferreira: 

“Luan Luz e o Planeta Arco-Íris não é uma simples obra literária. É um envelope, uma carta aberta, uma mensagem de amor endereçada à nova geração, aos herdeiros que, no amanhã, receberão, em mãos, o mundo que os seus pais estão construindo no hoje. Em suas breves páginas, encontramos bem mais que uma história de bravura e superação. É a receita do bem-viver, do respeito ao próximo; um apelo à consciência que nos lembra de que os seres humanos têm o mesmo berço; que nós somos iguais, mesmo quando não poderíamos ser mais diferentes.”  Trecho do prefácio por Jadiael Viana (escritor).  

Conexão Literatura: 

Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?   

Ana Ferreira: 

O livro estará disponível no site da editora Porto de Lenha, assim como algumas de minhas obras já estão e também em minhas redes sociais @anaferreiraautora, facebook.com/anaferreira.1706. 
Tenho uma interação rotineira com meus leitores e colegas da escrita, através desses canais.   

Conexão Literatura: 

Existem novos projetos em pauta?   

Ana Ferreira: 

Sim. Estou sempre com projetos saindo da gaveta, aliás, nem os deixo parados. Desde que decidi fazer da escrita uma profissão, busco sempre apresentar novidades nesse meio. Este ano, se tudo der certo, estaremos lançando duas obras na Bienal do Livro em São Paulo. S.O.S, sou mãe! E agora? Relatos da Maternidade Real, onde tenho como parceira na organização a autora Gia Oliver e a participação de mães autoras e profissionais da saúde, cada uma contribuindo na elaboração de uma obra sobre a protagonista mãe.  

Perguntas rápidas:  

Um livro: Éramos Seis 
Um (a) autor (a):  Cornélio Ramos 
Um ator ou atriz: Selton Mello 
Um filme: Como eu era antes de você 
Um dia especial: Nascimento dos meus filhos (três dias especiais)  

Conexão Literatura: 

Deseja encerrar com mais algum comentário?   

Ana Ferreira: 

Eu tive e tenho pessoas do bem ao meu lado, meu esposo Flávio, meus filhos Brenner, Manuela e Sarah, minha família que estão sempre me apoiando. A Editora Porto de Lenha, que confia no meu trabalho e pode tornar meu sonho palpável, que deu cheiro de livro à ele. Também a Literarte, uma associação de escritores e artistas que tem como diretora a Izabella Valadares, sempre inovando para impulsionar nossa carreira literária e artística de um modo geral. 
Deixo registrado meu carinho aos meus leitores e amigos da escrita, por acreditarem e partilhar junto comigo essa aventura das palavras sem fronteiras. 
Agradeço também meus mestres Doutores da Literatura, Alexander Meireles e Fabianna Bellizzi, os quais me deram a oportunidade de compreender com maestria os conceitos e fundamentos literários. 
Por fim, gostaria encerrar com a #gratidão!





Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget