★ COVID-19 - O coronavírus no Brasil e no mundo: onde estamos nesta 5ª feira



O coronavírus no Brasil e no mundo: onde estamos nesta 5ª feira...

Relatório sobre a trajetória do coronavírus no Brasil e no mundo. Eis os dados do início desta 5ª feira (21). 


NÚMEROS NO BRASIL 

Casos – 291.579 (+19.951 em 1 dia); 

Mortes – 18.859 (+888 em 1 dia); 

Recuperados – 116.683 (+9.889 em 1 dia).


Foto: Poder360

Foto: Poder360

Foto: Poder360

MÉDIA MÓVEL DOS ÚLTIMOS 7 DIAS 

Casos – 14.657 por dia; 

Mortes – 815,7 por dia. 

O cálculo da média móvel é uma forma de matizar variações abruptas diárias no número de casos e mortes registrados, considerando que estes números tendem a ser subnotificados nos fins de semana.

Foto: Poder360

Foto: Poder360

O governador João Doria (PSDB) voltou a afirmar que a quarentena em São Paulo vigora até 31 de maio. Disse ainda que o plano de reabertura dos setores fechados já está pronto. A retomada será 


“cuidadosa, gradual e heterogênea”, declarou.  

O Estado contratará 4.500 leitos da rede privada. Desses, 1.500 serão de UTI. Deverão começar a funcionar até 11 de junho. O custo será de R$ 594 milhões. Nesta 5ª feira, a Assembleia Legislativa do vota o projeto que adianta o feriado de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para 2ª feira (25.mai).  

A taxa de isolamento em São Paulo na 3ª feira ficou em 48%. Ainda longe dos 70% desejados pelo governo.


Foto: Poder360

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro adotará o uso das bandeiras vermelhas, amarelas e verdes para orientar a população e o comércio sobre abertura de serviços e circulação de pessoas. Leva em conta taxa de ocupação de leitos de UTI de cada região. As mortes nas unidades de carceragem subiram 33% durante a pandemia. Os dados são da Defensoria Pública.  

Eis as notícias sobre outros Estados e municípios: 


  • retomada no Maranhão – O governador Flávio Dino (PC do B) anunciou reabertura progressiva a partir de 2ª feira (25.mai). Empresas exclusivamente familiares poderão abrir. Autorizações seguirão protocolos sanitários. 
  • reforços em Fortaleza (CE) – o Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas ganha mais 56 novos leitos nesta 5ª. Aberto há 1 mês com 224, a unidade chegará a 336 no fim de maio. 
  • retomada em Belém (PA) – a prefeitura define nesta 5ª o cronograma de retorno das atividades. O lockdown em 16 municípios, incluindo a capital, tem fim previsto para domingo (24.mai). 
  • hospital de campanha em Alagoas – governo inaugura hoje 150 leitos clínicos para receber pacientes infectados com o coronavírus. A unidade foi montada no Centro de Convenções, em Jaraguá. 

A COVID-19 NO MUNDO 

Até as 23h de 4ª feira, havia 5.085.504 infectados e 329.731 mortes em todo o planeta.

Foto: Poder360

Na curva de mortes, todas as outras nações mais afetadas parecem ter atingido o pico. O Brasil está em ampla ascendência na média móvel de mortes em 7 dias.

Foto: Poder360

No cálculo proporcional, são quase 90 brasileiros mortos a cada milhão de habitantes. Há uma semana, eram 63.

Foto: Poder360

O Brasil acumula o maior número de mortes de profissionais de enfermagem no mundo: são 137. Em 2º lugar aparecem os Estados Unidos, com 91. Itália e Espanha são responsáveis por 89 em cada país. Dados são do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).  

Destaca fatos sobre o coronavírus nos países onde há maior número de infectados:  

  • Estados Unidos – Trump falou sobre marcar a reunião do G7 no retiro presidencial de Camp David, em Maryland. Disse ainda que a data pode ser “ a mesma [junho] ou similar”. Para ele, isso indicaria 1 sinal de “normalização”. 
  • Rússia – ultrapassou os 300 mil casos. Registrou 8.764 de 3ª para 4ª feira. 
  • Espanha – Parlamento aprovou a 5ª extensão do estado de emergência. Dura até 7 de junho. O uso de máscaras tornou-se obrigatório. 
  • Reino Unido – governo está montando força-tarefa para apoiar os setores de artes, esportes e tecnologia do país. 
  • Itália – reabre todos os aeroportos a partir de 3 de junho. Os voos foram suspensos em 14 de março. 
  • França – avalia realizar o 2º turno das eleições municipais no final de junho ou somente em janeiro de 2021. 


Eis as notícias dos países mais afetados na América Latina:

  • Peru – casos sobem para 104.020. O conselho de ministros avalia extensão do estado de emergência para depois de 24 de maio. O governo prepara hospitais de campanha em 6 regiões do país. 
  • Chile – recebeu 593.615 pedidos de seguro-desemprego até 15 de maio. Foram aprovados 503.602.
  • Equador – segundo o Ministério de Produção e Indústrias, a cada dia que o país permanece fechado, cerca de US$ 210 milhões são perdidos. 
  • Colômbia – proibiu voos internacionais até 31 de agosto. O ministro da Saúde, Fernando Ruiz, queixou-se da relação com o Brasil. Disse que tem sido “absolutamente difícil” o diálogo para ações de combate à pandemia nas cidades de fronteiras compartilhadas. 
  • Argentina – chegou ontem a 403 mortes desde o início da pandemia –do total, 298 foram em Buenos Aires. A maioria (60,3%) são homens. A idade média dos casos fatais é de 73,2. No início da pandemia, era de 69,3. 


No Uruguai, o governo desaconselhou a contratação de trabalhadores de Barra do Quaraí (RS) para a colheita de cana-de-açúcar na cidade uruguaia de Bella Unión. As autoridades estão preocupadas com o alto número de infectados pelo coronavírus no Brasil.  

O CORONAVÍRUS E A ECONOMIA 

O site compila a seguir os últimos levantamentos sobre como a pandemia afeta a economia:  

  • lockdown – 47% dos moradores de municípios nos quais casos de covid-19 foram confirmados são a favor da medida. Só 8% são contra. 
  • confiança industrial fluminense – caiu para 32,8 pontos em maio. É o menor patamar desde dezembro de 2015. 
  • indústria de transformação – 14,4% das entrevistadas paralisaram atividades, 11,5 p. p. a mais que a média dos meses de abril. Veículos e automotores (59,5%) e couros e calçados (38,9%) se destacam. 
  • incerteza econômica – Brasil atingiu 179,4 pontos na prévia de maio e lidera ranking com outros 20 países. Indicador é da FGV-Ibre.



Fonte: Poder360
Tags
Reações

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget