https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ Após atuação do MP - 8 anos depois é inaugurado o Centro de Castração em Catalão

Imagens do Centro de Triagem e Castração de Cães e Gatos de Catalão

Após atuação do MP, Centro de Triagem, Castração e Reinserção de animais será inaugurado em Catalão...


Cerca de oito anos após o ajuizamento, pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), de ação civil pública que buscava os cuidados adequados para cães e gatos de rua do município de Catalão, foi inaugurado nesta última quinta-feira (14/5) o Centro Municipal de Triagem, Castração e Reinserção de Cães e Gatos na cidade.  


Outro risco gerado pela população de animais de rua é a transmissão de doenças como, por exemplo, a cinomose, a parvovirose e a sarna. (Foto: Reprodução)

A ação, proposta em dezembro de 2011 pelo promotor de Justiça Roni Alvacir Vargas, apontou a necessidade de assistência aos cães e gatos de rua, zelando pelo bem-estar animal, assim como visando impedir que tais animais pudessem oferecer riscos à saúde pública. 

À época, foi sustentado que o município, um dos cinco maiores do Estado, não possuía um Centro de Controle de Zoonoses ou órgão similar. 

Na ação, o promotor citou reportagem de televisão apontando que, naquele ano, havia aumentado o número de casos de leishmaniose em Catalão, sendo o cão um dos animais transmissores da doença.  

Assim, após a regular instrução da ação, o MP obteve decisões favoráveis em 1º e 2º graus (com parecer do procurador Rodolfo Pereira Lima Júnior), momento em que foi pedido o cumprimento de sentença. Durante a execução de sentença, a pedido do MP, ocorreu o bloqueio judicial de R$ 1.057.000,00 para implementação da decisão. 



População de animais de rua (Foto: Reprodução)


Execução da obra  

Em 2018, um acordo firmado nos autos do cumprimento de sentença definiu a destinação do valor para a contratação da obra e custeio da aquisição dos equipamentos e mobiliários do Centro de Zoonoses. Pelo acordo, conforme já definido na sentença, o município também criou o Programa de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Esterilização de Cães e Gatos, com a finalidade de controle populacional.  

Por este programa, o município criou o Registro Geral Animal (RGA), para identificar todos os cães e gatos, com dispositivo de identificação e cadastro do dono em caso de fuga ou extravio do animal. Também foi determinado que se estimule a castração dos animais que não sejam destinados à reprodução. 

Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO 

Fotos do Centro de Castração: Prefeitura de Catalão

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget