https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ Liga formaliza fim do Campeonato Francês e declara PSG campeão da temporada 2019/20


Time de Neymar, Thiago Silva e Marquinhos fica com terceiro título seguido, o nono de sua história, Olympique termina em segundo lugar e volta à Champions com estreante Rennes.

Em votação com seus membros nesta quinta-feira, a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) formalizou o que estava praticamente decidido: o Campeonato Francês 2019/20 não será retomado. Assim, declarou o Paris Saint-Germain campeão da temporada interrompida em 8 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. É o terceiro título seguido da equipe de Neymar, o nono da história do clube.

         Foto: Uefa via Getty Images

O presidente Nasser Al-Khelaïfi dedicou a conquista aos profissionais de saúde. 

"Gostaríamos de dedicar este título da Ligue 1 2019/2020 à equipe de saúde e a todos os heróis da linha de frente, cujo compromisso e auto-sacrifício por muitas semanas conquistaram nossa mais profunda admiração. Entendemos, respeitamos e apoiamos as decisões tomadas pelo governo francês para encerrar o campeonato. A saúde, como o governo sempre disse, deve ser a prioridade de todos", disse o dirigente em comunicado oficial do clube.

Foi credenciado ao Olympique de Marselha o segundo lugar, classificando o time diretamente para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa. O Rennes ficou em terceiro, garantindo pela primeira vez na sua história uma vaga na Champions, ainda que na fase preliminar. 

Só duas equipes foram rebaixadas, Amiens e Toulouse, e duas sobem, Lorient, campeão, e Lens, vice. 

A princípio, o 18º colocado da primeira divisão disputaria um playoff com o terceiro da segunda. Mas o Nîmes se livrou do risco de cair, e o Ajaccio terá que esperar mais uma temporada para voltar à elite. 


Como a competição foi interrompida na 28ª rodada e só PSG e Strasbourg não conseguiram se enfrentar no dia 8 de março, sendo que essa diferença não afetaria qualquer das partes-chave da classificação final, o critério de pontos por jogo foi aplicado e praticamente replicou a classificação de quando o calendário de partidas parou. As diferenças foram a troca de posições entre Reims e Nice, quinto e sexto colocados, e Strasbourg e Angers, 10º e 11º, respectivamente. 

"O ranking leva em consideração um índice de desempenho de acordo com o número de pontos marcados em todas as partidas disputadas. Para determinar os laços nesse índice de desempenho, confrontos específicos foram usados. É a mesma regra adotada pela Federação Francesa de Futebol" disse Didier Quillot, diretor executivo da LFP.


Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget