https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ Estudante da UFG cria site que monitora mancha de óleo nas praias brasileiras

Programação recolhe dados disponibilizados pelo Ibama e os transforma em um mapa interativo

O estudante de doutorado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Karlo Guidoni Martins, 34 criou um site que monitora as manchas de óleo que se espalham pelo litoral brasileiro. O site recolhe dados do Ibama e os transforma em um mapa interativo em que o usuário pode clicar e ter acesso a informações como estado, município, localidade e status das manchas detectadas.


A ideia foi desenvolvida sem envolvimento ou recursos da universidade, apenas com a ideia e o empenho do estudante. Karlo é doutorando em Ecologia e Evolução e explica que a preocupação ambiental foi o que o moveu para a criação do aplicativo, que não está disponível para ser baixado em smartphones.  O pesquisador, que nasceu no estado do Espírito Santo, diariamente busca notícias sobre as praias atingidas, temendo encontrar alguma sobre a terra natal. Assim, aplicou os conhecimentos de linguagem de programação R e criou uma maneira de ter acesso a esses dados de forma mais rápida e intuitiva.

O Ibama disponibiliza os dados em formas de planilha. E, com a linguagem de programação, o site desenvolvido por Karlo transforma as coordenadas geográficas de graus, minutos e segundos para graus decimais. O objetivo é apresentar os dados de uma forma mais integrada. Para conferir basta acessar AQUI. 

“O problema surgiu e eu pensei numa forma de tornar a informação mais acessível. Eu criei o app pensando para uso próprio, mas depois achei interessante compartilhar”, confessa.

Fonte: Mais Goiás

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget