https://imgur.com/FAV7q7w.gif

★ RIO GRANDE DO NORTE - Empresa Voltalia dá início a construção do maior complexo de energia solar do mundo no RN.

Foto: (Reprodução) 


A Voltalia começou a construção da maior usina de energia solar do mundo. Serão duas usinas localizadas no RN que fazem parte do Complexo Serra Branca, com capacidade total de 2,4 GW...


O RN ganhou destaque nos últimos dias no mapa mundial de energia solar. A empresa Voltalia, da França, deu início à construção da usina Solar Serra do Mel 1 e Solar Serra do Mel 2, que juntas somam uma capacidade de 320 MW. Os projetos da Voltalia fazem parte do Complexo Serra Branca, o maior empreendimento de energia solar e eólico do mundo, que quando finalizado contará com uma capacidade instalada de 2,4 GW com parques de energia eólica já em atividade e vários MW ainda em desenvolvimento.


Voltalia investe em treinamento e capacitação de mais de 80 pessoas no RN para futura contratação da mão de obra local

 

Foto: (Reprodução)


O projeto do maior parque híbrido na região do RN é tão grande que foi necessário desenvolver o projeto TRANSFORMANDO COM ENERGIA: 

  • Programa de Treinamento e Capacitação da Voltalia, para promover o desenvolvimento local nas regiões que a companhia se encontra presente.


O projeto foi inaugurado em agosto deste ano, com o início do curso de Qualificação Profissional para Montador de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com a CWSE Brasil Company.


O curso é gratuito, destinado a moradores da Serra do Mel – RN e com duração de 3 meses, com aulas teóricas, práticas e um programa específico de HSE.


As aulas são presenciais e seguem todos os protocolos de saúde e segurança, com testes a cada 15 dias em todos os participantes, incluindo professores e alunos.


Ao final do curso, os alunos formados receberão um certificado que visa não somente qualificar profissionalmente os moradores da região para futuras vagas em obras dos empreendimentos da Voltalia, mas também para o mercado de trabalho.


Cinco contratos de longo prazo


De acordo com a Voltalia, o comissionamento das duas usinas de energia solar no RN ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano. Os projetos já possuem cinco contratos de venda a longo prazo, com empresas como Braskem e Copel.


As usinas solares e eólicas estão sendo construídas entre os municípios de Areia Branca (RN) e Serra do Mel (RN), localidades estratégicas e bastante conhecidas por possuírem ótimas condições em energia solar e ventos fortes para energia eólica.


De acordo com Robert Klein, presidente da Voltalia no Brasil, as duas fontes de energia se complementam, uma vez que a produção eólica ocorre com predominância durante à noite, e a solar durante o dia, sendo assim, esse modelo de complexo híbrido aproveita a sinergia das fontes e compartilhamento da mesma estrutura de escoamento de energia para criar projetos mais rentáveis e competitivos.


Voltalia gera oportunidades e empregos


Vídeo: (Reprodução)

Além de desenvolver projetos de usina de energia solar e eólica, como o projeto do RN, a empresa também contribui na geração de cursos para capacitar futuros colaboradores. No mesmo estado foram abertas vagas em cursos gratuitos em Serra do Mel, para gerar emprego na futura usina de energia solar da empresa. No mês de agosto, a Voltalia abriu um edital para várias vagas em cursos gratuitos na Bahia em parceria com o Senai.


A intenção destas oportunidades eram gerar mão de obra nos municípios de Jeremoabo e Canudos para sua usina eólica e futuras oportunidades de emprego no segmento de construção civil.


De acordo com Klein, a empresa atua de forma séria para impulsionar a economia, renda, desenvolvimento local e também afirma que é preciso unir as forças, como a parceria com o Senai. As qualificações não buscam apenas ofertar qualificação profissional aos residentes para futuros projetos da Voltalia, mas também para todo o mercado de trabalho futuro no mercado das energias renováveis.


Conheça melhor a Voltalia


Fundada em 2005, na França, a empresa é uma produtora de energia e prestadora de serviços. A companhia oferece soluções de energia renovável e trabalha ativamente para auxiliar seus clientes a fazerem parte da transição energética e ecológica que ocorre em todo o mundo.


Ao total, a empresa da França possui mais de 1 GW de energia em operação e mais 2.8 TWh de energia limpa produzida. Além disso está presente em 20 países em 4 continentes e para que isso seja possível, a empresa conta com mais de 1 mil colaboradores empenhados a contribuir com a sustentabilidade.  

 

 

Fonte: Click Petróleo e Gás 

 

Esta matéria é em oferecimento de:

 


 

FOLHA DE CATALÃO – A NOTÍCIA DE FORMA DIRETA  

Tags

Postar um comentário

[blogger]

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget